RD Summit troca Florianópolis por São Paulo em 2023

Voce está em :Home-Negócios-RD Summit troca Florianópolis por São Paulo em 2023

RD Summit troca Florianópolis por São Paulo em 2023

Anúncio foi feito hoje pela RD Station, que anunciou também as datas para o ano que vem. Falta de estrutura na capital catarinense pesou

Anúncio foi feito hoje pela RD Station, que anunciou também as datas do evento no ano que vem, que será de 8 a 10 de novembro. Falta de estrutura na capital catarinense pesou na decisão. / Foto: RD Summit 2022 (Green Fotografias).


[FLORIANÓPOLIS, 14.12.2022]
Redação SC Inova,
scinova@scinova.com.br – com informações da RD Station

Após uma década, a RD Station deixa de realizar em sua cidade-sede o maior evento de marketing digital da América do Sul: em 2023, o RD Summit troca Florianópolis por São Paulo. O anúncio foi feito nesta quarta (14) pela empresa, que confirmou o encontro do ano que vem para os dias 8,9 e 10 de novembro, em local ainda a ser definido.

“Todos os anos fazemos o exercício de analisar o melhor cenário para a realização do RD Summit  e tomamos essa decisão por entendermos que chegou o momento de  expandir o evento para condições que, infelizmente, não conseguiríamos em Florianópolis”, argumentou a RD Station por meio de sua equipe de Comunicação.

Há pelo menos cinco anos especulava-se a troca de sede, em função da limitação de espaço na capital catarinense. No Centrosul, onde o evento era realizado desde a primeira edição, em 2013, era preciso construir uma infraestrutura adicional (e gigantesca) para receber os cerca de 12 mil participantes.

Sem falar nas dificuldades de mobilidade (há poucos e mal localizados bolsões de estacionamento), rede hoteleira e de hospedagem (como mostramos em 2018, um Airbnb em Florianópolis era mais caro na data do evento do que no feriado que acontecia na semana anterior), além da conectividade – se você precisou de wi-fi de Centrosul e não sofreu, pode-se considerar um privilegiado.    

Público na área externa do RD Summit, em 2022
Público na área externa do RD Summit, em 2022. Infraestrutura adicional era fundamental para receber participantes. / Foto: Green Fotografia

No comunicado, a empresa diz ainda que: “entendemos que a nova cidade sede cria novas possibilidades, além de oferecer a infraestrutura fundamental para evoluirmos em aspectos importantes do evento e para conseguirmos proporcionar uma experiência mais viável, confortável e impactante para os públicos envolvidos”. 

Em entrevista para a revista SC Inova, em agosto deste ano, o diretor de eventos da RD Denis Braguini, comentou que “existem muitas razões para manter o RD Summit em Floripa: é nossa casa, onde está nossa história e nossas raízes e isso traz uma simbologia importante. Sempre dizemos que saímos da ilha para desbravar o mundo”. Mas provavelmente a experiência de 2022 foi o capítulo final desta história, que começou em 2013 em duas salas do Centrosul para um público de pouco mais de 300 pessoas. Quando o evento ganhou tração – e foi batendo na casa dos 10 mil participantes – ficou claro que aquele era o limite. 

“Somos muito gratos a Florianópolis, nossa casa, onde nascemos como empresa e nos tornamos um expoente no segmento. Nosso compromisso continua sendo investir no desenvolvimento da cidade, através do desenvolvimento de profissionais e empresas, criação de novos projetos e participação ativa junto à comunidade local de Marketing, Vendas, Tecnologia e Inovação”, conclui a empresa no anúncio.

Com isso, Florianópolis perde não só seu maior evento corporativo como também uma referência para o mercado de tecnologia – era comum os encontros paralelos de empreendedores, investidores e outros players do setor, que fomentavam negócios e tours pelo ecossistema. 

Resta à cidade manter o Startup Summit, encontro nacional organizado pelo Sebrae, ACATE (e, neste ano, pela ACIF), e que reúne cerca de 6 mil pessoas por edição – pela experiência do RD Summit, é possível colocar mais gente, mas não muita.

LEIA TAMBÉM: