Crescimento do RD Summit testa capacidade de Florianópolis para receber seu maior evento de negócios

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Crescimento do RD Summit testa capacidade de Florianópolis para receber seu maior evento de negócios

Encontro de marketing digital espera reunir mais de 10 mil pessoas em três dias. Até onde o evento da manezinha Resultados Digitais pode continuar crescendo e se manter em casa?

Encontro de marketing digital espera reunir mais de 10 mil pessoas em três dias. Até onde o evento da manezinha Resultados Digitais pode continuar crescendo e se manter em casa?

Florianópolis vai receber entre quarta e sexta-feira (07 a 09 de novembro) o maior evento de negócios já organizado na cidade: a sexta edição do RD Summit, encontro sobre marketing digital que deve levar mais de 10 mil pessoas ao Centrosul. O crescimento do evento promovido pela Resultados Digitais, empresa catarinense que é líder nacional em sistemas de automação de marketing, impõe ano a ano um desafio à organização: até onde o local e a cidade têm capacidade e infraestrutura para sediar o encontro?

Segundo o vice-presidente de Marketing da Resultados Digitais, Bernardo Brandão, a ideia é manter o evento – considerado o maior do segmento na América Latina – na cidade onde a empresa nasceu: “o futuro do RD Summit passa por continuarmos em Florianópolis, fazer com que parceiros, clientes e profissionais do país venham para a cidade sede da empresa. Talvez precisaremos buscar outros espaços como alternativa”.

Ou então seguir construindo uma infraestrutura à parte no terreno do Centrosul. A organização precisou dobrar a capacidade do maior centro de eventos da cidade para receber os participantes.

Em 2017, estrutura adicional ao redor do Centrosul recebeu 8 mil pessoas – volume que será ainda maior neste ano. / Foto: Divulgação Resultados Digitais

São sete tendas extras, uma delas com capacidade para 3 mil pessoas, o equivalente a todo o público que participou do evento em 2015. Ao todo, serão 150 palestrantes nacionais e internacionais, 10 trilhas temáticas diferentes (tecnologia, marketing, conteúdo, gestão e estratégia, desenvolvimento pessoal etc.) e mais de 100 empresas na feira de negócios – de startups a grandes corporações – em uma área de 28 mil m2. “Muitos dos patrocinadores são empresas de tecnologia locais, que desenvolveram plataformas que se integram à RD, além de agências de marketing”, cita Bernardo.

Visto de cima (a foto ao lado é do RD Summit do ano passado, por onde passaram cerca de 8 mil pessoas), parece um festival de música – e não por acaso: “usamos a mesma estrutura do Rock In Rio, aliás, é o único evento no Brasil que replica esta estrutura do festival”, ressalta Bernardo.

A comparação com o Rock In Rio não fica só na infraestrutura. A cada ano, o evento se posiciona não só como espaço para capacitação mas também como um grande encontro entre profissionais, empreendedores, executivos e investidores na área de tecnologia – que convergem para os happy hours de frente para o mar ao som de atrações musicais no fim de cada dia.

“A base dos nossos clientes que vem ao Summit cresce em média 60% ao ano”, comenta Bernardo, “e quem vai uma vez volta no ano seguinte, pois há um senso forte de comunidade ao redor do evento”.

Das menos de 300 pessoas que encheram uma sala do mesmo Centrosul há cinco anos aos mais de 10 mil inscritos no evento deste ano, o crescimento do Summit segue o ritmo de expansão da própria Resultados Digitais, que conta hoje com 12 mil clientes em 20 países e escritórios em São Paulo, Joinville, Bogotá, Cidade do México e San Francisco, além da sede em Florianópolis.

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Boa parte desse crescimento vem da estratégia de venda por canais – no caso, as cerca de 1,5 mil agências digitais de marketing e comunicação que utilizam a plataforma da Resultados Digitais em campanhas e estratégias online de seus clientes. Na véspera da abertura, a empresa promove o “Partner Day”, com conteúdo e relacionamento às agências parcerias, além de um prêmio em sete categorias para reconhecer aquelas que mais se engajaram em uma série de indicadores. “Neste ano apresentaremos uma nova premiação, com categorias que destacam os diferenciais de negócio de cada vencedor e reconheçam as agências que possuem genuína preocupação com resultado e crescimento”, explica Henrique Saraiva, diretor de Parcerias na RD.

Para o setor de hotelaria e hospedagem local, o RD Summit significa três dias de alta temporada. No AirBnb, as diárias para os dias do evento eram significativamente mais caras do que no feriado de Finados  e no final de semana. Enquanto um apartamento completo para quatro pessoas na Beira-Mar Norte estava disponível por R$ 300 a diária durante o feriado, no Summit, esse valor nas imediações seria o equivalente a uma hospedagem para duas pessoas – e bem mais modesta.

A cada ano, o Summit se posiciona como um grande encontro entre profissionais, executivos, empreendedores e investidores na área de tecnologia e marketing. / Foto: Divulgação RD

2018: ANO DE EXPANSÃO INTERNACIONAL, ENXUGAMENTO E AQUISIÇÃO

Em seu oitavo ano de existência, a empresa fez sua primeira aquisição: em julho, anunciou a compra da Plug CRM, startup paulista que desenvolveu um sistema para gestão de relacionamento com clientes (CRM) e que agora está integrado ao software da RD. Na época, o CEO Eric Santos anunciou que “o CRM é um complemento natural ao que já fazíamos com a automação de marketing, com um potencial de integração extremamente alto” e que a aquisição teve como objetivo “dar um passo para nos transformar em plataforma líder para pequenas e médias empresas em crescimento em mercados emergentes”.  

Poucas semanas depois, o mercado de tecnologia e startups do país foi surpreendido pelo anúncio de que 76 funcionários da empresa foram demitidos – o equivalente a 10% do total de pessoas – passando de 746 para 670. Ainda assim, os planos de expansão foram mantidos: “montamos um plano agressivo de expansão, mas precisávamos ajustar nosso modelo de negócio, realocar recursos e nos tornarmos mais eficientes”, resumiu Eric. Neste mesmo ano, a empresa acelerou o processo de internacionalização, com a realização de eventos itinerantes (o RD On The Road) em Bogotá e na Cidade do México e o fortalecimento dos escritórios locais.

Na visão de longo prazo, comenta o VP de Marketing, “à medida que vamos crescendo, queremos trazer cada vez mais pessoas e clientes de outros países à Florianópolis. Em termos de interesse do público, daria para dobrar ou até triplicar o evento, pois a demanda continua crescendo e temos uma fração do tamanho potencial do mercado. A questão é como vamos fazer isso agregando valor”, resume.

Reportagem: Fabrício Rodrigues, scinova@scinova.com.br