O empreendedor com conexões nunca está sozinho, aprende e se desenvolve mais rápido e de forma mais assertiva, amplia suas potencialidades e capilariza sua visibilidade. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 09.10.2023]
Por Matheus Alban, CEO do Nonno
Não poderíamos completar 4 anos de Nonno com um presente mais especial do que este: estar na lista das 100 Startups to Watch, lançada nesta segunda-feira (9), é o reconhecimento de que ter foco no nosso propósito e muita dedicação valem a pena. A jornada empreendedora, que não raramente é vista como solitária, com o Nonno foi essencialmente coletiva. A chancela que a lista anual nos traz é, portanto, uma conquista do nosso time, da nossa rede de cuidadores e de diversos agentes do ecossistema empreendedor que de alguma forma impactaram esse percurso.
Apesar de não existir receita de bolo, receber o reconhecimento como uma das empresas mais promissoras do país, atraindo os holofotes de investidores, aceleradoras e programas de corporate venture, me motivaram a elencar os ingredientes que funcionaram para o Nonno. Destaquei quatro pilares fundamentais para que, eventualmente, possam orientar e inspirar empreendedores no desafio diário de construir e consolidar um negócio em Santa Catarina:
1. Propósito
Ter um propósito e uma missão com a qual você se identifica é um motor que permite você avançar no desenvolvimento do negócio, passando por todas as fases que essa jornada traz, das mais satisfatórias às mais desafiadoras. Ter esse propósito claro, nos ajuda a enxergar nosso motivo de existir e até mesmo os valores que norteiam tudo isso. É diferente de ter um objetivo, pois isso é algo que muda de tempos em tempos, de acordo com o momento da empresa.
Nosso objetivo, por exemplo, é crescer 150% em 2023, consolidar a atuação em Santa Catarina e demais estados do Sul e também na Capital São Paulo. Nosso propósito, no entanto, é algo muito mais profundo e intrínseco às nossas origens: a empresa surgiu por conta da nossa vivência e da nossa proximidade com os idosos. Desde que meu avô fundou um lar de idosos no ano de 1996, foi possível compreender o quão delicado é encontrar alguém de confiança para apoiar nos cuidados.
Nossa missão hoje é levar um serviço de qualidade para todos aqueles que precisam, como se fossem da nossa própria família. Por isso, dizemos que “nossa família cuida da sua”. Tendo clareza desse propósito, inclusive, conseguimos externalizá-lo no dia a dia, na forma como lidamos com o nosso time, com a nossa rede de cuidadores e clientes.
2. Consistência e disciplina
Com propósito forte, é mais fácil chegar ao segundo ingrediente: ter constância por meio da disciplina. Tirar uma ideia do papel, construir um time e uma rede de relacionamento, conquistar e manter clientes e lidar com todas as adversidades desse percurso são um verdadeiro teste de resiliência para quem deseja empreender. É preciso, portanto, ter disciplina para que a evolução seja diária, para que apesar dos desafios, a percepção dos avanços também seja recorrente.
Quando o Nonno passou pelo período da pandemia, sentimos a importância da disciplina de forma mais contundente. O momento foi difícil para toda a população e, como diversos outros, nosso negócio foi impactado. Era nosso segundo ano de atuação, quando de fato iríamos “colocar o carro na rua” para ganhar visibilidade e ampliar presença no mercado local. Tivemos que recalcular a rota e não desanimar, a resiliência vem com a clareza do propósito, e com a disciplina no dia a dia, o Nonno não parou.
3.Network
Com sede em Florianópolis, estamos no coração do ecossistema empreendedor do estado e um polo de destaque nacional. Esse fator nos permite construir e fomentar um networking de bastante qualidade, tanto com outros empreendedores, como também com empresas já consolidadas, especialistas em diferentes áreas, conexões estratégicas de mercado, entre outros. Essa rede de contatos iniciou ainda no nosso “berço” acadêmico, a Esag/Udesc, e depois se ramificou com o MIDI Tecnológico, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), o Sebrae/SC, o Instituto Brasileira de Governança Corporativa (IBGC), a Nexpon e, mais recentemente, com o Instituto Caldeira, no Rio Grande do Sul.
O empreendedor com conexões nunca está sozinho, aprende e se desenvolve mais rápido e de forma mais assertiva, amplia suas potencialidades e capilariza sua visibilidade. O famoso happy hour faz parte desse processo de construção de contatos, mas também é preciso ter foco nas conexões de qualidade, nas parcerias que nos levam de um ponto a outro, e que a cada interação permitem uma troca de geração de valor. Sem dúvidas, é um ingrediente essencial para qualquer jornada empreendedora.
4.Apoio da família e amigos
Empreender é uma jornada bastante “dominante”, desde o momento da concepção do negócio até quando conquistamos escala. É uma função que nos traz orgulho e satisfação, mas que também exige dedicação e, por vezes, sacrifícios. As relações sociais e familiares acabam sentindo o impacto disso e contar não só com a compreensão, mas também com o apoio da família e dos amigos faz toda diferença. Felizmente, essa rede foi o ingrediente secreto que nunca faltou e, com certeza, é com quem fazemos questão de partilhar “o bolo” sempre.
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