Empresa catarinense, que recentemente captou R$ 150 milhões entre aportes e FDIC, começa a unificar soluções de pagamento, banking, crédito e automação. Anúncio ocorreu durante o Asaas Connect, em São Paulo. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 09.10.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Depois de fechar o primeiro semestre com uma das maiores captações do ano entre startups brasileiras (R$ 100 milhões), a fintech catarinense Asaas levou cerca de 1,5 mil pessoas a seu evento próprio de inovação, o Asaas Connect, em São Paulo onde apresentou uma nova tecnologia financeira que permite automatizar todos os processos financeiros de empresas via API (interface de aplicação).
O projeto, que estava em desenvolvimento desde 2020, tem como objetivo oferecer uma plataforma robusta que integra e envelopa múltiplas soluções bancárias, de pagamentos, crédito e automações inovadoras em seus sistemas via API. Com a nova solução, os clientes poderão explorar uma infraestrutura de pagamentos online em suas plataformas, marketplaces, e-commerces e negócios digitais de qualquer natureza.
“O FinScale nasceu da necessidade de darmos um nome para um produto que nossos clientes e parceiros já utilizam via API, mas que precisavam que estivessem em um só lugar. Com a evolução na nossa gama de serviços e funcionalidades, identificamos essa necessidade e lançamos a primeira etapa para criar um ecossistema que permita que outras empresas se conectem a essa plataforma, trazendo uma proposta de valor maior para nosso negócio e clientes”, revelou o presidente do Asaas, Piero Contezini, na conferência que lançou o novo produto.
Fundada pelos irmãos Piero e Diego Contezini, a companhia nasceu em Joinville há 13 anos e atende o Brasil inteiro, contando com mais de 1 milhão de contas digitais criadas por empresas e mais de 500 colaboradores em todo o Brasil. Em junho de 2023, alcançou mais de R$ 15 bi de TPV (volume total de pagamento), bateu a marca de 120 mil clientes empresariais – que deve ultrapassar 200 mil até o final do ano. No mês seguinte ao aporte de R$ 100 milhões, levantou outros R$ 50 milhões em seu segundo FIDC, fundo estruturado pelo Itaú BBA e que está sendo utilizado para acelerar a antecipação de recebíveis de cartão de crédito dos clientes.
“Nós não terceirizamos nossa entrega de valor. Focamos na entrega de Developer Experience (DX) e possuímos APIs muito claras, com métodos simples, em inglês, e auto explicativos”, reforça Fernando Chagas, CTO da empresa. “No desenvolvimento de todos os nossos produtos, nos comprometemos com compatibilidade reversa, nossas APIs são versionadas e manteremos as antigas enquanto tivermos clientes usando. Não aceitamos erros em ambiente de produção e se encontrarmos algum, iremos iniciar a correção imediatamente (zero-bug-policy)”.
Na prática, a mudança será a integração dos quatro pilares da oferta: Asaas Payment, Banking, Credit e Automation. Hoje o Asaas Payment oferece gateway de pagamento com split, checkout transparente, over price, estrutura de subcontas e régua de cobrança automática multicanal. Já o Asaas Banking é uma conta digital para o cliente PJ, que realiza pagamento de contas, já possui cartões pré e pós pago, faz saques e transferências entre outras automações.
Esta é a primeira de três etapas de um projeto maior do Asaas que está em desenvolvimento: a empresa pretende, além de ser o banco e o ERP dos clientes, também se tornar o principal canal de vendas, gerando valor a partir de sua base de mais de 130 mil empresas.
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