Cidade, que deve implementar em breve seu centro de inovação, terá em setembro um programa de aceleração realizado em conjunto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sebrae, Senai e 49 Educação. / Foto: Turismo Tubarão (Divulgação)
[TUBARÃO, 05.07.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Em maio deste ano, a cidade de Tubarão, no Sul catarinense, iniciou uma série de iniciativas para fortalecer o empreendedorismo em áreas como inovação e tecnologia, turismo, gastronomia, economia criativa, varejo e internacionalização. O programa Tubarão é Mais 2023 é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação com apoio do Sebrae/SC e do SENAI/SC. Algumas ações realizadas em anos anteriores serão reeditadas em 2023 como o Festival Gastronômico, iniciativa que resgatou um potencial local e que fez uma dobradinha de sucesso com a área cultural.
Em setembro, tem início um programa específico voltado a novos negócios inovadores, o Tubarão Startups, que busca empreendedores da região para um ciclo de aceleração, que terá parceria com a 49 Educação, referência em desenvolvimento de negócios e que já lançou e tracionou mais de 1.600 empresas. A iniciativa conta também com um aplicativo próprio para o acompanhamento e aceleração de startups.
Empresas interessadas podem se inscrever no site https://tubaraostartups.com.br/
“O programa é uma iniciativa voltada para o atendimento de ações que impactam diretamente a vida do empreendedor da porta para dentro do seu negócio, nas questões do dia a dia como custos, marketing e vendas, e ações da porta para fora, como acesso a mercado e qualificação profissional. O objetivo é melhorar cada vez mais o ambiente de negócios gerando maior competitividade”, destaca Giovani Bernardo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.
O programa de aceleração de startups será realizado semanalmente, todas as sextas, a partir do dia 8 de setembro, de maneira online, até outubro. A programação prevê capacitação em áreas como desenvolvimento de clientes, processo e performance, produto e mercado, marketing e vendas, funil e playbook comercial, pitch e investimento. Na última semana de outubro, acontece o Demo Day, banca final de apresentação de pitches que terá também participação de investidores-anjo e acontece durante o iSummit, evento anual de inovação que mobiliza empreendedores, profissionais e empresas locais.
Com a conclusão do Centro de Inovação, em fase de pré-operação, a expectativa é de que a área tecnológica seja um diferencial da economia tubaronense. Entre todas as macrorregiões de Santa Catarina, o Sul é o que ainda não conta com a rede de centros de inovação efetivamente em operação – em Criciúma, o projeto também está em fase de conclusão.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES