Update: programa de incubação do MIDITEC tem inscrições prorrogadas até 28.01

Voce está em :Home-Inovadores-Update: programa de incubação do MIDITEC tem inscrições prorrogadas até 28.01

Update: programa de incubação do MIDITEC tem inscrições prorrogadas até 28.01

Podem participar da jornada de incubação startups com CNPJ em Santa Catarina e que já tenham iniciado o processo de validação das soluções

Podem participar da jornada de incubação startups com CNPJ em Santa Catarina e que já tenham iniciado o processo de validação dos seus produtos ou serviços. / Foto: Divulgação MIDITEC


[FLORIANÓPOLIS, 20.01.2022]
Redação SC Inova,
scinova@scinova.com.br , atualizado em 21.01, às 15h

Startups que já iniciaram o processo de validação de seus produtos e serviços tem até a próxima sexta-feira, dia 28.01, para se inscrever na “Jornada de Incubação de Startups” do MIDITEC, incubadora mantida pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em parceria com o SEBRAE/SC. Desde 2020, o programa conta com uma metodologia mais abrangente, que  apoia startups desde as etapas iniciais (validação e geração de demanda) até as mais avançadas (tração e escala). 

As inscrições inicialmente terminariam na sexta, 21, mas a entidade estendeu o prazo em uma semana. A iniciativa é composta por duas fases que separam as empresas de acordo com o nível de maturidade. O Startlab contempla as duas primeiras etapas do programa e o Growthlab engloba as duas últimas. Para ser candidata, a startup deve ter CNPJ em Santa Catarina, contar com estratégia de operacionalização do negócio e um modelo de monetização. A seleção não exige que a empresa tenha clientes pagantes, mas é importante ter um plano de como pretende monetizar com a solução proposta. As inscrições podem ser feitas neste link.

O incubação pode ter a duração de 12 até 36 meses, dependendo da maturidade do negócio. Há duas modalidades disponíveis: incubação não residente (startup não ocupa sala, porém tem acesso a todos serviços e benefícios) e residente (ocupa espaço no Centro de Inovação ACATE Sapiens, em Florianópolis). 

Outra inovação da incubadora, implantada há dois anos  pela ACATE, é que o programa também funciona em outras cidades de Santa Catarina, além da capital Florianópolis, com espaços em Joinville, Brusque, Blumenau, Lages e Chapecó. 

Em 2020, o MIDITEC selecionou outras 13 startups. Há dois anos, durante dois meses de processo o seletivo teve quase 60 inscritos – 44,5% das empresas localizadas fora de Florianópolis, e três etapas eliminatórias.

Segundo Natália Ferreira, gerente dos programas estratégicos da ACATE, a jornada de formação das empresas, que estão desde as fases iniciais até a escala, possui muitos desafios, mas também conquistas para os negócios, como o aumento do número de clientes, captação de investimentos, aprovações em programas de renome e internacionalização. “Apoiamos de forma muito profícua o desenvolvimento das startups participantes, que por vezes chegam imaturas e com muitas incertezas, e saem com um negócio validado, rentável e escalável”, afirma.

No final de 2021, o MIDITEC reuniu 21 startups em um bootcamp que serviu como um “pré-vestibular” do processo de seleção. Participaram projetos de diversos segmentos, entre eles construtechs, edtechs, energia, foodtech, healthtech, manufatura, smart cities, sportstech e varejo. Do total de empresas participantes, cinco já foram pré-selecionadas por meio de uma disputa de pitches. As startups pré-selecionadas foram: MVP Solutions, Near Location, Deconve, Preveni e Hooklab

Recentemente, o MIDITEC graduou seis empresas que iniciaram suas jornadas na incubadora há três anos: as startups CogniSigns, Kartado, Keeps, Openbox.ai, Vibbra!, Voltbras e Zipper foram certificadas e estão entre as mais de 130 empresas já apoiadas pelo programa em Santa Catarina.

LEIA TAMBÉM: