Novela Ceitec: Processo de privatização é prorrogado por seis meses

Voce está em :Home-Farol Tech-Novela Ceitec: Processo de privatização é prorrogado por seis meses

Novela Ceitec: Processo de privatização é prorrogado por seis meses

Ato oficial foi decidido em assembleia enquanto governo federal reavalia venda da estatal em grupo de trabalho.

Ato oficial foi decidido em assembleia enquanto governo federal reavalia venda da estatal em grupo de trabalho.


[14.02.2023]
Por Farol Tech, faroltech@scinova.com.br

Nova portaria publicada nesta terça-feira (14) no Diário Oficial de União ratificou as principais decisões da assembleia realizada no último dia 8 pelo Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (CEITEC). Na reunião do colegiado foi prorrogado por mais seis meses o processo de liquidação da estatal e ainda foi nomeado Augusto Cesar Gadelha Vieira como novo gestor do centro no lugar de Abílio Eustáquio de Andrade Neto, oficial da reserva da Marinha, nomeado pela gestão do governo Bolsonaro para ser o liquidante.

Como mostrou o SC Inova no dia 9 deste mês, a Presidência da República criou um grupo de trabalho interministerial para reavaliar a venda do Ceitec. O grupo vai ser coordenado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e terá representantes da AGU (Advocacia-Geral da União), da Casa Civil e dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Fazenda e da Gestão. O novo colegiado também deve avaliar uma “proposta de participação no fomento da política de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores” num prazo de quatro meses.

Gadelha Vieira é professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Está cedido ao MCTIC desde 2015 para ser o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTIC).

Para acompanhar a trajetória de idas e vindas sobre o futuro da estatal, confira o que já publicou o monitoramento Farol Tech: