Rede Bistek anuncia programa de inovação aberta

Voce está em :Home-Inovadores-Rede Bistek anuncia programa de inovação aberta

Rede Bistek anuncia programa de inovação aberta

Tatiana Goes Mendonça, diretora de TI da rede Bistek, afirma que espera “troca de ideias, networking, contato com startups, participação em eventos

Uma das maiores varejistas do estado, com sede no Sul catarinense, é nova corporate do LinkLab ACATE. Objetivo da empresa é começar a trilha de transformação digital, diz a diretora de TI, Tatiana Goes (foto). / Crédito: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 14.02.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A Rede Bistek de Supermercados, fundada em 1979 na cidade de Nova Veneza  (sul de Santa Catarina), anunciou nesta terça (14) seu primeiro projeto de inovação aberta ao firmar parceria de mantenedora (corporate) do LinkLab, iniciativa da ACATE para conectar startups de todo o país à sua rede de parceiros. 

Com 22 lojas em 13 cidades catarinenses e duas unidades no Rio Grande do Sul  (Torres e Porto Alegre), a rede de supermercados gera mais de 4,5 mil empregos e tem faturamento aproximado de R$ 1,6 bilhão/ano. É a segunda varejista catarinense a entrar na jornada de open innovation – a primeira foi rede Hippo, com atuação em Florianópolis, que chegou a utilizar uma solução da startup Equilibrium (nascida no LinkLab e vendida posteriormente ao Grupo Boticário). 

Tatiana Goes Mendonça, diretora de TI da rede Bistek, afirma que espera “troca de ideias, networking, contato com startups, participação em eventos e várias ações que nos ajudarão a construir uma cultura de inovação na organização, transformando pessoas, processos e tecnologias”.  A rede tem ainda um Centro de Distribuição com 23 mil metros quadrados às margens da BR-101 e frigorífico próprio.

De acordo com o diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, a nova corporate passará por um diagnóstico para saber qual é o nível de maturidade e as necessidades de inovação. “Serão analisados pontos importantes que determinarão quais serão as frentes de atuação. Para cada frente serão definidos os desafios que nortearão as buscas de startups. Quando as corporates chegam ao Linklab, muitas já têm um nível de maturidade que dão um direcionamento para melhorias necessárias, outras ainda precisam de planejamentos concretos voltados à inovação. A partir daí são definidos os próximos passos”, explica Silvio. Após o diagnóstico, a empresa participará de uma agenda para desenvolvimento da cultura de inovação.

Fundado em 2017, o Linklab atua como um hub de conexões e oportunidades que gera inovação e contribui para o desenvolvimento de grandes empresas e startups. O programa tem atuação nacional e possui três unidades físicas no Estado (Florianópolis, São José e Joinville) e um hub virtual. Já passaram pelo Linklab 50 corporates.

LEIA TAMBÉM: