Por que a “economia do feedback” está em alta no mercado internacional

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Por que a “economia do feedback” está em alta no mercado internacional

Empreendedor que participou da missão do Startup SC ao Web Summit, em Portugal, Santiago Edo (foto) avalia neste artigo o crescimento de um mercado que se baseia na opinião dos consumidores.

Empreendedor que participou da missão do Startup SC ao Web Summit, em Portugal, Santiago Edo (foto) avalia neste artigo o crescimento de um mercado que se baseia na opinião dos consumidores. Foto: Divulgação Reviewr.

 

Em agosto, fui selecionado para participar de uma das missões internacionais do programa Startup SC, desenvolvido pelo Sebrae/ SC. Junto a mais nove empreendedores catarinenses, embarquei na primeira semana de novembro para acompanhar o Web Summit, em Lisboa, o maior evento de tecnologia e inovação da Europa, e ter uma imersão no ecossistema português. 

A solução da Reviewr visa a gestão de reviews e avaliações online e, logo na primeira palestra do dia, Zander Lurie, CEO da Survey Monkey, falou sobre “A Economia do Feedback”. Estamos em 2019, ano que o TripAdvisor possui mais usuários do que o número de carros nas estradas americanas: 279 milhões de automóveis para mais de 700 milhões de usuários. 

Criador de uma solução de questionários online, com o objetivo de capturar as opiniões das pessoas, Lurie apontou em sua apresentação a importância das empresas ouvirem as pessoas que fazem a diferença para o seu negócio. O feedback continua sendo mais importante do que nunca nos dias de hoje.

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Portugal é a porta para entrar no mercado europeu, isso já estamos cansados de ouvir.  Mas como isso pode começar em um evento de tecnologia? No segundo dia de evento me dediquei a caminhar pelos estandes e conhecer as startups expositoras. Não encontrei nenhum concorrente direto da minha empresa, mas sim uma startup que traz uma solução complementar à Reviewr. 

Fiz mais de 20 apresentações e iniciei contato com potenciais investidores e compradores. Ir para Portugal tem pontos positivos e negativos: como positivo, uma possibilidade de funding muito atrativa; como negativo, o mercado pequeno e a dificuldade em fazer negócios com um modelo de outbound. Por outro lado, quando pensado em nível europeu, o mercado de Portugal é bem atrativo.

Conquistar a validação internacional do seu produto é imprescindível!

Mas, Santiago, valeu a pena? Minha avaliação final é: conquistar a validação internacional do seu produto é imprescindível — e o feedback que recebi foi excelente. Agora, de volta ao Brasil, trago muito mais experiência, conhecimento e grandes contatos do mercado na bagagem. 

* Santiago Edo é CEO e fundador da Reviewr