Contabilidade e tecnologia: catarinense Softcon vence prêmio nacional promovido pela ContaAzul

Voce está em :Home-Inovadores, Softcon Contabilidade-Contabilidade e tecnologia: catarinense Softcon vence prêmio nacional promovido pela ContaAzul

Contabilidade e tecnologia: catarinense Softcon vence prêmio nacional promovido pela ContaAzul

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa de Florianópolis especializada em soluções contábeis para startups e PMEs da Nova Economia é escolhida como uma das melhores do país durante a ContaAzul Con, em São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa de Florianópolis especializada em soluções contábeis para startups e PMEs da Nova Economia é escolhida como uma das melhores do país durante a ContaAzul Con, em São Paulo. / Foto: Divulgação Softcon.

 

A Softcon Contabilidade, empresa de soluções contábeis para startups e PMEs do setor de tecnologia com sede em Florianópolis, venceu pelo segundo ano consecutivo o prêmio Destaques do Mercado Contábil 2019, competição nacional promovida pela ContaAzul e entregue durante evento que reuniu cerca de 4 mil pessoas em São Paulo. A conquista, neste ano, foi na categoria Satisfação de Clientes. 

Com cerca de 300 clientes atendidos ao longo de 19 anos de atuação, a Softcon se especializou nas demandas da Nova Economia (startups, empresas digitais e de tecnologia) – hoje a principal atividade econômica de Florianópolis – e, além de consultorias e serviços de contabilidade às empresas do setor, tem auxiliado diversas startups na jornada de desenvolvimento e governança.  

“As startups e pequenas empresas da área de tecnologia, por seu caráter inovador, precisam estar totalmente focadas no desenvolvimento de produto e na expansão comercial, para ganharem escalabilidade e crescer. Contudo, a governança corporativa ganha cada vez mais protagonismo na jornada destas empresas, desde a questão societária, o enquadramento tributário e outras questões que podem ajudar na hora de captar novos investimentos ou internacionalizar serviços”, resume Ismael Silva, cofundador da Softcon.

Ele cita casos como o da startup Navarra Tech, de Florianópolis, que mudou seu modelo de negócio ao longo do ano, foi selecionada pela Techstars Energy Accelerator – uma das maiores aceleradoras do mundo – e precisou se tornar uma empresa internacional para captar recursos e atender clientes na Europa e outros países. 

“Para sermos investidos, precisamos criar um CNPJ na Inglaterra com o perfil de uma holding. Esse foi um processo grande, no qual tivemos um apoio fundamental da área contábil, para entender que impostos iríamos pagar, como fazer a transição dos recursos, e do jurídico. Sem a Softcon a gente não conseguiria resolver essa questão”, comenta Eduardo Almeida, diretor de Operações da Navarra. 

A startup, formada por três sócios, desenvolveu uma plataforma para automatizar as transações no mercado livre de energia. Atualmente, conta o empreendedor, os leilões são feitos de maneira informal, via e-mail e whatsapp. “O trading das grandes empresas é feito por ambientes de relacionamento e não há um sistema padrão, uma plataforma para negociar e automatizar esse processo, como há no mercado financeiro”, diz Eduardo. Acelerada pela Darwin Startups, a Navarra fez o pivô justamente da área financeira, onde começaram, para o setor de energia, onde havia um grande gap a ser explorado.

GESTÃO CONTÁBIL PARA STARTUPS:
Acompanhe aqui o nosso canal de conteúdo dedicado ao tema
  

Um dos principais problemas das startups, opina o empreendedor, está em como fazer projeções financeiras: aprender o cálculo de determinado imposto para cada faixa de receita, a evolução no número de funcionários etc. “Somos uma equipe pequena, formada por desenvolvedores e economistas, não temos ninguém focado na área contábil. No início do ano, passamos a contar com o suporte da Softcon, que nos ensinou sobre isso, nos passaram várias rotinas importantes para a gestão, além de ter apoiado diretamente em outras demandas burocráticas, junto ao poder público”, resume Eduardo.

Na visão de Ismael, da Softcon, a conquista na premiação nacional da ContaAzul Con 2019 representa o fator mais importante: a satisfação do cliente em forma de resultados financeiros positivos, gerando um ciclo de crescimento no ambiente de inovação e tecnologia local. “Os serviços contábeis tradicionais caminham, assim como várias outras áreas, na direção da automatização. Por isso, é fundamental dedicar cada vez essa relação empreendedor/contabilidade às questões estratégicas do negócio”, ressalta. 

“Queremos valorizar e dar visibilidade às empresas contábeis que contribuem para o crescimento e desenvolvimento dos seus clientes a cada dia” conta Gabriel Manes, Head da Estratégia de Contabilidade da ContaAzul, ao destacar como a transformação digital vem impactando o mercado contábil, a atuação de profissionais e a necessidade dos empreendedores. 


Conteúdo produzido para