Por dentro do RD Summit 2023: o que vi no maior evento de marketing digital do país

Voce está em :Home-Inovadores-Por dentro do RD Summit 2023: o que vi no maior evento de marketing digital do país

Por dentro do RD Summit 2023: o que vi no maior evento de marketing digital do país

O jornalista João Paulo Borges conta a (segunda) experiência no encontro que reuniu quase 20 mil pessoas em São Paulo – e o que foi diferente

O jornalista João Paulo Borges conta a (segunda) experiência no encontro que reuniu quase 20 mil pessoas em São Paulo – e o que foi diferente em comparação à última edição, que ocorreu em Florianópolis em 2022. / Foto: Green Fotografias (Divulgação)


[SÃO PAULO, 12.11.2023]
Por
João Paulo Borges, especial para agência SC Inova, direto do RD Summit 2023

Diante das 200 horas de conteúdo da primeira edição do RD Summit em São Paulo, priorizei acompanhar muitas das boas palestras da programação. A programação era tão boa que infelizmente em alguns momentos a coincidência me impedia de ver duas palestras de que gostaria. Aliás, esse é um dilema neste tipo de evento com intenso conteúdo simultâneo. Em muitos casos, fiz a opção por assistir apresentações sobre marketing conversacional e o uso do WhatsApp, tema que me dedico a estudar desde 2016 e o qual desde 2019 passei a compartilhar publicamente em palestras. 

Muito maior do que a última edição em solo catarinense, o evento na capital paulista atraiu 20 mil participantes em três dias de evento. Muitos, inclusive quando perguntados pelos mestres de cerimônias e palestrantes, levantavam a mão sinalizando estarem pela primeira vez no encontro organizado pela RD Station.

Uma constatação na comparação entre uma edição e outra foi o amplo espaço de circulação do Expo Center Norte. Todos podiam circular com tranquilidade entre a Plenária e a salas de apresentações e os estandes dos 150 expositores, muitos com ações de ativações de marca e brindes. Ano passado, no Centro de Convenções de Florianópolis era visível que o espaço estava apertado para tantas pessoas – tinham mais de 12 mil. 

LEIA TAMBÉM: “TEMOS A AMBIÇÃO DE DEMOCRATIZAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”, DIZ CEO DA RD STATION

INTERNET BUGOU, NETWORKING SALVOU

Algo que infelizmente repetiu-se entre um ano e outro foi a péssima cobertura de internet no local. Uma reclamação comum ano passado que se manteve igual em São Paulo. A organização até disponibilizou uma rede wi-fi grátis para o público, mas a necessidade de 20 mil pessoas não foi suprida e esse foi um ponto que desejou a desejar, especialmente na experiência de compartilhar o evento em tempo real pelas redes sociais e até mesmo comprometeu a participação em algumas ações de ativação que exigiam leitura de QR codes e/ou preenchimento de cadastros. 

Um dos grandes diferenciais do RD Summit manteve-se em alta: o networking. Pessoas de todos os lugares do Brasil conectaram-se, trocaram cartões, contas de Instagram, perfis do Linkedin e telefones de WhatsApp. 

O espaço do Expo Center Norte é melhor do que o Centrosul, em Florianópolis – ainda que acesso à internet continua sendo uma dificuldade, conta o jornalista João Paulo Borges. / Foto: Divulgação

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 

Entre os temas que tiveram em evidência na trilha de conteúdo deste ano estão Marketing, Inovação e Tecnologia, Desenvolvimento Pessoal, Inteligência Artificial, E-Commerce, Diversidade e Inclusão. 

Do que vivi destaco as palestras de Camila Farani, que enfatizou o quanto é preciso estratégias certas na hora de negociar, principalmente com um consumidor que tem mudado muito o comportamento e está cada vez mais exigente e ansioso. 

Ao falar sobre Vendas com Conversas Automatizadas via Chatbots, Arthur Frota, fundador e CEO da Tallos, empresa adquirida ano passado pela RD Station, no evento passou a chamar-se RD Station Conversas, evidenciou a importância de manter um relacionamento ativo com os clientes, principalmente pelo WhatsApp, que é um dos aplicativos preferidos dos brasileiros para se comunicarem com as marcas. “Atender expectativas dos clientes em constantes mudanças é essencial”, enfatizou. 

O poder dos dados para alavancar suas mídias sociais foi o tema da palestra de Rafael Kiso, CEO da mLabs, e uma das referências quando o assunto é insights baseados em números. “É preciso cada vez mais pensar em conteúdos que retenham a atenção das pessoas e façam com que elas fiquem mais tempo nas redes sociais”, alertou. 

Temas em alta neste ano: Marketing, Inovação e Tecnologia, Desenvolvimento Pessoal, Inteligência Artificial, E-Commerce, Diversidade e Inclusão. Foto: Green Fotografias

Um dos destaques maiores da edição ficou por conta da participação do cantor e escritor Emicida, que no palco da Plenária compartilhou reflexões sobre a conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal. Foi uma apresentação que emocionou muita gente na plateia. Ao meu lado pude perceber uma participante chorando com sua fala. “Seja bom no seu trabalho, mas seja ótimo com quem você ama. A vida é uma só”, foi uma das diretas ao público. A noite do primeiro dia encerrou com ele no palco cantando os sucessos do seu álbum Amarelo. Aliás, as atrações musicais empolgaram o público – teve atrações para todos os gostos. 

 E em 2024… o RD Summit já tem data para acontecer: será nos dias 6, 7 e 8 de novembro, novamente no Expo Center Norte, em São Paulo. A pré-venda dos ingressos já está disponível no site oficial

LEIA TAMBÉM: