Relatório desenvolvido pela empresa catarinense Aurum mostra que uso de IA ainda divide opiniões – mas futuro será de autonomia e humanização, diz a CEO Marcela Quint. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 11.12.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
O avanço da transformação digital e da inovação tecnológica está dando origem a um mercado cada vez mais exigente, e essa tendência se reflete no campo jurídico. É o que aponta o relatório “Tendências da Advocacia 2024” desenvolvido pela Aurum, empresa de tecnologia pioneira na criação de soluções para advogados autônomos, com sede em Florianópolis (SC). O levantamento ouviu 350 profissionais do direito que estavam presentes no Aurum Summit 2023, evento organizado pela empresa com o objetivo de debater o futuro da advocacia e as principais tendências do setor.
“O setor jurídico está avançando na inovação e tecnologia porque, hoje, já percebe não vieram substituir o advogado ou o trabalho jurídico, mas sim auxiliar na rotina, entregando mais produtividade”, explica Marcela Quint, CEO da Aurum. Os estudos do Future Market Insights comprovam essa mudança, a previsão é de que o mercado global de tecnologia jurídica gere US$ 69,7 bilhões e passe por um crescimento de 8,9% até 2032.
“Estamos interessados em entender não apenas como o setor tem caminhado rumo a essa direção, mas também como os profissionais inseridos nele abraçam essa ideia”, comenta Marcela.
O ser humano como protagonista, a busca por aprimoramento e o uso do digital com sabedoria e autonomia são as três principais macrotendências globais do mercado jurídico para 2024, segundo a apuração feita pela legaltech. Essa proatividade será indispensável no futuro, pois as tendências para o setor podem ser muito mais facilmente alcançadas com o apoio da automação, afirma.
“Quando se fala em colocar o ser humano em primeiro lugar, por exemplo, não necessariamente se trata de evitar o uso de tecnologia, mas sim oferecer um atendimento mais proativo, embasado e segmentado, liberar os profissionais para atuar em funções mais criativas e especializadas, entender o perfil de clientes, suas dores, comportamentos e expectativas. As tecnologias alimentadas por Inteligência Artificial, machine learning, análise de dados, entre outras ferramentas digitais, são aliadas muito úteis”.
Apesar de algumas soluções ainda dividirem opiniões – 50% dos profissionais entrevistados apresentaram sentimentos positivos quanto ao uso de IA no setor, enquanto 50% tiveram impressões negativos -, isso é questão de tempo. “É importante que os profissionais do setor se adaptem para evoluir junto ao mercado, aproveitando o que há de melhor das tecnologias e inovações”, conclui Marcela.
O Relatório Tendências da Advocacia 2024 está disponível neste link
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