Parque tecnológico leva programa de conexão com mercado a universitários e alunos do Ensino Médio em Joinville (SC)

Voce está em :Home-Joinville, Sociedade-Parque tecnológico leva programa de conexão com mercado a universitários e alunos do Ensino Médio em Joinville (SC)

Parque tecnológico leva programa de conexão com mercado a universitários e alunos do Ensino Médio em Joinville (SC)

Programa Liga.Ágora, do Ágora Tech Park, apresentou os acadêmicos que farão a ponte entre universidade e ecossistema de inovação.

Programa Liga.Ágora, do Ágora Tech Park, apresentou os acadêmicos que farão a ponte entre universidade e ecossistema de inovação. Colégio BONJA também terá turma pioneira entre estudantes do 2o. e 3o. anos. / Fotos: Divulgação Ágora


[JOINVILLE, 15.03.2023]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

Envolver e conectar estudantes aos projetos de inovação desenvolvidos dentro de um parque tecnológico. Este é o conceito do programa Liga Ágora, que chega à segunda edição em 2023 no Ágora Tech Park.

A nova temporada iniciou com a apresentação dos 14 Guardiões da Liga: universitários de cinco instituições e de 11 cursos diferentes da região de Joinville, que ficarão responsáveis por auxiliar o time do Ágora Tech Park no dia a dia, trazendo a visão das universidades para dentro da realidade do ecossistema de inovação.

Após a apresentação dos guardiões e dos projetos estabelecidos, uma roda de conversa debate o tema: “como empreender com as oportunidades geradas entre a universidade e o centro de inovação”. O papo contou com participação de Alan Fachini, Gerente de Engenharia da Trusted Health e Fundador do Fab Lab Joinville, Alexandre Back , cofundador da Hollox, e Marco Antonio Murara, professor da Católica de Santa Catarina e Coordenador de Ecossistema do Novale Hub, de Jaraguá do Sul.

E neste início de março, foi a vez do Colégio BONJA integrar-se ao projeto levando estudantes secundaristas à missão de se conectarem ao ecossistema de inovação.

Depois de passar por algumas etapas e avaliações, os alunos aprovados serão responsáveis por auxiliar estrategicamente o time do Ágora, além de trazer uma visão ampla de como podemos desenvolver esta ponte entre o Colégio BONJA e o ecossistema de inovação. A apresentação foi feita pelos representantes do Ágora Tech Park, Sarah Tonin e Modesto H. Ferrer e reuniu 35 alunos.

No Colégio BONJA, alunos do Ensino Médio podem se conectar ao ecossistema de inovação de Joinville
No Colégio BONJA, alunos do Ensino Médio podem se conectar ao ecossistema de inovação de Joinville. Foto: Divulgação

O estudante Gustavo da Cunha Dias, do 2º ano, foi um dos classificados na seletiva: “estou muito entusiasmado. Joinville tem um ótimo berço tecnológico e inovação e espero fazer parte desta comunidade também”. Para o diretor do Ensino Médio do BONJA, Roberto Carneiro Júnior, o Liga Ágora é “a forma que nós temos de aproximar a escola da realidade do mercado de trabalho. Com este programa, os alunos do 2º e 3º anos vão estar ainda mais envolvidos na questão de tecnologia e inovação”, comenta o diretor. 

Nosso propósito é criar uma oportunidade para estes jovens que estão enxergando o mundo de uma forma diferente, de um mundo em transformação”, salienta Modesto H. Ferrer, diretor técnico do Ágora Tech Park e professor no campus da UFSC de Joinville.

Criado em 2022 como uma iniciativa de conexão entre academia & ecossistema, a Liga Ágora impactou em seu primeiro ano de atividade:

4 universidades participantes
19 universitários (58% deles alocados no mercado após a participação)
+80 conexões geradas
7 projetos desenvolvidos

Conteúdo oferecido por