[OPINIÃO] Inovação não é apenas sobre tecnologia

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[OPINIÃO] Inovação não é apenas sobre tecnologia

Vivemos em um mundo em constante transformação. Mas a pergunta aqui é: sua empresa, seu time de vendas e marketing estão preparados para vender inovação?

Vivemos em um mundo em constante transformação. Mas a pergunta aqui é: sua empresa, seu time de vendas e marketing estão preparados para vender inovação? / Foto: DALL-E/SC Inova


[19.10.2024]


Por Jean Vogel, colunista do SC Inova e Diretor de Inovação da ADVB/SC

No dia 19 de outubro, celebramos o Dia Nacional da Inovação, e embora o tema tenha ganhado destaque nos últimos anos — muitas vezes relacionado a startups, softwares e novos equipamentos eletrônicos —, vai muito além disso.

O conceito de inovação é vasto e existem várias definições, mas vou compartilhar uma que considero relevante para refletirmos juntos sobre o tema:

De acordo com o Manual de Oslo (OCDE, 2005), inovação refere-se a: “implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, de um processo, de um novo método de marketing ou de um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

Essa definição amplia nosso entendimento, mostrando que a inovação não se limita a tecnologia, mas permeia métodos, processos e organizações. No entanto, uma simples busca no Google revela inúmeras outras definições e aplicações. 

Eu poderia aproveitar este momento para discutir os números da inovação no Brasil e no mundo, as empresas mais inovadoras, os recursos disponíveis ou até mesmo o cenário da nossa produção acadêmica. Mas hoje quero propor uma abordagem diferente, conectada ao propósito da nossa associação, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC): “inspirar os associados e o mercado, divulgando tendências e melhores práticas de Marketing e Vendas para alavancar a economia.”

Cresci em uma família de “homens de venda” e acompanhei meu pai em diversas operações comerciais. Lembro dele assistindo vídeos do Prof. Marins e seu icônico case da “Caçada do Emu” (ok, acabei de entregar minha idade!). Desde então, o mundo e os consumidores mudaram drasticamente: a forma como compramos, contratamos serviços, os meios que utilizamos para efetuar a compra e até como pagamos, tudo se transformou.

Se você tem cerca de 40 anos, pense comigo: quase tudo é diferente hoje, certo?

Também tive a oportunidade de atuar – e mais tarde empreender, no mercado de comunicação. Perdi a conta de quantas vezes vi diretores de arte “criando” em uma sala repleta de exemplares da revista Archive. Gente continua sendo gente e comunicação ainda tem o mesmo objetivo, seja em um jornal impresso, outdoor ou nas redes sociais, mas será que os gatilhos de compra são os mesmos de décadas atrás? Será que os consumidores respondem às mesmas estratégias?

Vivemos em um mundo em constante transformação. Mas minha pergunta é: sua empresa, seu time de vendas e marketing estão preparados para vender inovação? Estão prontos para utilizar os diferenciais de uma boa inovação, para se destacar frente ao mercado e atrair novos desejos e gerar novas percepções em seus clientes?

A inovação só terá valor se os recursos investidos — tempo, dinheiro e pessoas — forem convertidos em resultados tangíveis no mercado.

Não basta inovar apenas no produto ou na tecnologia. É preciso também inovar nas formas de alcançar e construir seu mercado buscando a inovação na estrutura de Marketing e Vendas, pois o Emu não é mais o mesmo!

Gente continua sendo gente e comunicação ainda tem o mesmo objetivo, mas será que os gatilhos de compra são os mesmos de décadas atrás? Será que os consumidores respondem às mesmas estratégias?