A rápida ascensão da scale-up que, com um software para o setor de trade marketing, gera valor para grandes corporações e inicia, pra valer, a expansão internacional em 2018
“Nós começamos com um empreendimento bem pequeno – em um quarto na casa dos pais de um dos sócios – e nunca recebemos investimento”, diz André Krummenauer, CCO e CFO da Involves, empresa que desenvolve um software de gerenciamento para equipes de trade marketing e que anunciou nesta semana um crescimento de 60% em 2017, com faturamento de R$ 18 milhões.
Há quatro anos, as receitas eram de R$ 2,1 milhões e a equipe, com cerca de 30 pessoas à época, hoje soma 140 funcionários, amplamente distribuídos em uma prédio dedicado na área continental de Florianópolis, onde rolam também eventos do setor de empreendedorismo e TI e, de vez em quando, uns ensaios das bandas de rock’n’roll da casa. Foi o rock de duas bandas da Ilha que, aliás, transformou os integrantes nos seis sócios da Involves, que deixaram de lado as noites e cachês minguados pelo desenvolvimento de um sistema (Agile Promoter) que hoje é utilizado por mais de 32 mil pessoas para melhorar a execução no ponto de venda. No último ano, a Involves ampliou a carteira de 307 clientes com contas de empresas como Vinícola Salton, 3 Corações, Danone, Via Varejo e Castrol, que se juntam a outras grandes como Ipiranga, Motorola e L’Oreal.
“Para 2018, projetamos crescimento de 60,8% nas nossas receitas, sendo mais de 97% recorrente, como já foi no último ano. Para alcançar o número, vamos alavancar nossa estratégia de canais em outros países, que foi validada em 2017 em mercados-teste”, conta Krummenauer. Este volume de crescimento é típico das “scale-ups”, termo cunhado na ONG de empreendedorismo Endeavor para definir as startups que já deixaram a escala inicial e continuam a expandir de maneira consistente (acima de 20%) a cada ano.
Leia também: Clube do Trade, jornalismo setorial é aposta para expansão na Involves
Seguindo os passos da Resultados Digitais com seu RD Summit, a Involves investiu bastante no ano passado na expansão de seu evento corporativo, Agile Experience (AEx). Considerado o maior de trade marketing na América Latina, levou 900 participantes ao Costão do Santinho, em Florianópolis. Para promover seu maior encontro, a Involves vai levar versões itinerantes a algumas capitais do Brasil e também à Bolívia, um emergente mercado no trade marketing latino.
“Temos uma grande responsabilidade de apoiar a educação em trade marketing”, explica André: “somos um ator neutro e transformador que está em contato com diversos players. São empresas e pessoas de toda a cadeia: indústrias, agências de trade e inteligência, distribuidores, varejistas, universidades, entidades de classe, professores, consultores, bem como os próprios profissionais de trade marketing e merchandising que atuam nestas empresas”.
SIGA NOSSAS REDES