“O mercado está superaquecido para contratação de desenvolvedores”

Voce está em :Home-Sociedade-“O mercado está superaquecido para contratação de desenvolvedores”

“O mercado está superaquecido para contratação de desenvolvedores”

Crescimento de 200% da equipe em 4 anos motivou a Hostgator, de Florianópolis, a buscar pelo menos 2 mil pessoas para o “funil” de futuras contratações, comenta a gerente e RH Andreia Girardi. Fotos: Paulinho Sefton

Crescimento de 200% da equipe em 4 anos motivou a Hostgator, de Florianópolis, a buscar pelo menos 2 mil pessoas para o “funil” de futuras contratações, comenta a gerente e RH Andreia Girardini (foto). Fotos: Paulinho Sefton

 

Em alguns mercados, a principal preocupação dos executivos não está no fluxo de caixa ou no departamento financeiro, mas sim na área de Recursos Humanos: a falta de profissionais capacitados para dar conta da demanda de crescimento é uma dor recorrente em empresas de tecnologia e serviços digitais em Santa Catarina. 

É o caso da Hostgator, uma das principais provedoras de hospedagem de sites e presença online no mundo, com sede em Florianópolis. A empresa cresceu 30% no ano passado, impulsionada pela transformação digital de pequenas, médias e grandes empresas e a eclosão das startups. Nos últimos quatro anos, o crescimento da equipe foi de 200% (por  política da Endurance, grupo global que controla a Hostgator, o volume total de colaboradores e o faturamento da empresa não são divulgados). 

Com pelo menos 30 vagas abertas no momento, a empresa decidiu criar um banco de dados para cadastrar pelo menos 2 mil profissionais (o link para interessados é este aqui) – especialmente na área técnica, de desenvolvimento de sistemas – e assim resolver seu principal gargalo, a falta de pessoal.  Na visão de Andreia Girardini, gerente de Recursos Humanos, o gargalo só tende a aumentar nos próximos anos, em função da expansão constante do mercado de hosting e da própria empresa, que vai ampliar em mais de 2 mil m² o escritório no bairro Trindade, inaugurado há menos de dois anos e que atende a toda a América Latina. 

LEIA TAMBÉM: Levantamento mostra mais de mil vagas abertas em empresas de TI de 4 cidades de SC

O mercado brasileiro e, principalmente, o latino americano, ainda tem muito o que crescer“, resume Andreia, que conversou com o SC Inova sobre a iniciativa do banco de talentos e a corrida pelos devs, programadores e desenvolvedores, tão procurados pelas empresas de TI na região.

 

SC INOVA – O que está por trás do crescimento da empresa? A demanda por hosting parte de grandes empresas, do surgimento da necessidade de pequenos empreendedores? 

Andreia Girardini – A transformação digital de pequenas, médias e grandes empresas, o crescimento exponencial do número de empreendedores no Brasil e o surgimento de startups são as principais razões do cenário otimista para o mercado de hosting no Brasil e América Latina, onde estamos atuando desde 2015 a partir de México, e mais recentemente, Chile e Colômbia. 

Sede da empresa, inaugurada há dois anos em Florianópolis, será expandida em 2 mil m2 para dar conta da demanda de novos profissionais. / Foto: Paulinho Sefton

SC INOVA – Qual o momento do mercado e a expectativa de crescimento para os próximos anos?

Andreia Girardini – O mercado brasileiro e, principalmente, o latino americano, ainda tem muito o que crescer. Estamos focados em melhorar a experîencia do nosso cliente com nossos produtos e serviços, além de adicionar novidades ao nosso portfólio. No último ano, crescemos 30% na América Latina. A expectativa é que a gente mantenha esse ritmo acelerado de expansão pelo continente ao longo dos próximos anos. 

SC INOVA – Quantas vagas estão abertas nesse momento e especialmente para quais áreas? 

Andreia Girardini – Nossa base de colaboradores cresceu mais de 200% nos últimos 4 anos, e isso já reflete inclusive em nossa nossa nova sede. O escritório ganhará mais 2 mil m², com uma obra de expansão que deve começar ainda ainda este ano. Atualmente temos quase 30 vagas abertas, com muitas oportunidades nas áreas de desenvolvimento, produtos e suporte.

SC INOVA – Sobre o banco de talentos: que desafios na busca e retenção de profissionais levaram a empresa a criar um banco com tal abrangência? 

Andreia Girardini – Nossas vagas são essencialmente vagas técnicas e o mercado está superaquecido para contratação de desenvolvedores, Product Owners, UX e pessoas com conhecimento em Linux. As etapas dos nossos processos seletivos estão cada vez mais robustas: incluem triagem dos currículos, match de competências técnicas através de desafios (cases etc), entrevista com o RH, entrevista com gestor e muitas vezes com os pares. Assim, nosso intuito com a campanha, devido à alta demanda de contratação da HostGator, é agilizar o processo seletivo tendo um banco de talentos “ready to go” assim que uma vaga for aberta.