Três empresas lideradas por mulheres estão entre as seis selecionadas da região Sul por Finep e MCTI – empreendedoras representam diferentes regiões do estado, como Serra, Norte e Capital.
Na foto, a empreendedora Maria de Lourdes Borba Magalhaes (Scieco Biotech) Crédito: Divulgação/ACATE
[FLORIANÓPOLIS, 05.10.2023]
Redação SC Inova, com informações da ACATE
Três startups catarinenses – Scienco Biotech, Sensetal e Smart Tour – foram escolhidas para avançar para a segunda fase do programa Mulheres Inovadoras, iniciativa conjunta da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para acelerar empresas lideradas por mulheres e aumentar a representatividade feminina no cenário empreendedor nacional. No final do processo de aceleração, elas terão a oportunidade de receber um prêmio de R$ 52 mil e competir por um investimento de R$ 100 mil para fortalecer seus negócios.
Na região Sul do Brasil, apenas seis empresas foram selecionadas para participar do programa, das quais as três associadas à ACATE são as únicas representantes de Santa Catarina. Durante a aceleração, as empresas receberão capacitação de mentores e palestrantes dos setores público e privado, além de reconhecimento por trabalharem com tecnologias consideradas prioritárias pelo programa Mulheres Inovadoras.
A Scienco Biotech, associada ao Orion Parque (Lages), é ativa no campo da biotecnologia, desenvolvendo soluções para pesquisa, diagnóstico e indústria cosmética. A empresa é reconhecida por sua inovação ao criar um teste rápido inédito no mundo que identifica o leite A2, um tipo de leite de melhor digestibilidade, com base em apenas uma gota de leite.
“Entendemos a importância do desenvolvimento feminino como um todo e, principalmente, na região serrana do estado, que precisa desenvolver melhor estes aspectos para melhoria dos índices relativos ao empreendedorismo feminino. Nosso papel é usar este protagonismo para influenciar outras mulheres no mesmo caminho e contribuir para um ambiente mais igualitário”, afirma Maria de Lourdes Borba Magalhaes, empreendedora e membro do Grupo Temático Mulheres ACATE e da Vertical Agtech
A Sensetal, associada à Softville (Joinville), participa do programa Jornada Startups e oferece uma plataforma digital para promover a saúde e o autoconhecimento do corpo humano, com exercícios físicos personalizados e orientação de fisioterapeutas. Por meio de um aplicativo, utiliza biomarcadores digitais para registrar e avaliar a execução dos movimentos em cada exercício.
Já a Smart Tour, de Florianópolis, faz parte da Vertical Smart Cities da ACATE e se dedica ao turismo 4.0, utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para criar roteiros turísticos inteligentes. Sua plataforma conecta destinos a smartphones de turistas, fornecendo conteúdo relevante e métricas úteis para os gestores públicos do setor de turismo.
Durante o período de aceleração no programa Mulheres Inovadoras, as empreendedoras das startups receberão formação focada na proposta de valor e no modelo de negócios, desde a validação até a comercialização. O programa continuará até novembro, quando as empresas farão sua apresentação final perante uma banca avaliadora.
SIGA NOSSAS REDES