Mobilização em Criciúma: SATC promove roteiro de inovação a Portugal / Alunos da rede pública terão aulas de robótica

Voce está em :Home-Sociedade-Mobilização em Criciúma: SATC promove roteiro de inovação a Portugal / Alunos da rede pública terão aulas de robótica

Mobilização em Criciúma: SATC promove roteiro de inovação a Portugal / Alunos da rede pública terão aulas de robótica

Empresários e lideranças locais querem conhecer as experiências lusitanas em  empreendedorismo e tecnologia / Atividades de robótica chegam a 37 escolas públicas municipais

→ Empresários e lideranças locais querem conhecer as experiências lusitanas em  empreendedorismo e tecnologia. Foto: Divulgação/Guia Lisboa

→ Atividades de robótica chegam a 37 escolas públicas municipais

 

De um cenário de crise econômica a um ecossistema de inovação de sucesso, Portugal virou referência quando o assunto é empreendedorismo. Referência na atração de startups e investidores na Europa – e sede do Web Summit, evento de caráter global que recebe mais de 70 mil pessoas no mês de novembro – o país ibérico será o destino de um grupo de empresários de Criciúma que, junto à Satc e lideranças políticas, fará um roteiro de inovação com objetivo de fomentar iniciativas que impulsionem este novo ambiente no sul catarinense. 

A viagem está marcada para o período de 28 de setembro a 7 de outubro e é aberta a todos que tiverem interesse em buscar novas referências empreendedoras. Serão visitadas Lisboa, Porto e Aveiro, onde o grupo conhecerá instituições de ensino, institutos tecnológicos, empresas e universidades. 

“Portugal vem apostando em novos negócios por meio da tríplice hélice que une academia, poder público e empresários. Estamos encabeçando esta iniciativa para acompanhar este momento de transformação da economia global”, explica Carlos Antônio Ferreira, diretor geral da Satc. 

O grupo terá no máximo 15 participantes. Estão no roteiro espaços destinados a incubadoras e aceleradoras de startups, como o Made Of Lisboa; Centros de Inovação, como o da Universidade Nova de Lisboa e o LACs; o CEiiA, que é um polo tecnológico de soluções tecnológicas para impulsionar a mobilidade da região, entre outras visitas. 

“Nossa região é formada por muitos negócios de modelo tradicional, mas percebemos este movimento de transformação por parte dos empresários. Estamos buscando referências construídas por Portugal que vão auxiliar este processo das empresas da região”, relata a jornalista e empresária Andressa Fabris, responsável pela curadoria do roteiro.

AULAS DE ROBÓTICA 

Representantes da Prefeitura e das instituições de ensino formalizam parceria / Foto: Ana de Mattia

Estudantes do nono ano de 37 escolas públicas municipais de Criciúma vão começar a aprender robótica em sala de aula. É o que prevê um convênio assinado na terça-feira (30.07) entre a Prefeitura, a Satc e outras instituições de ensino da cidade. 

Segundo a secretária de educação, Roseli de Lucca, foram nove meses de estudo até a implantação das atividades. “É a primeira vez que quatro instituições de ensino do município se uniram em um único projeto. Cada um trouxe a sua ideia e ficará com uma região da cidade”, explicou. Criciúma foi dividida em quatro polos, onde cada uma das instituições parceiras ficou responsável por um deles. 

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, conveniada com o Serviço Social da Indústria (Sesi)/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal de Santa Carina (IFSC), Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc) e o Instituto Maximiliano Gaidzinski. As aulas serão dadas nos contraturnos escolares, contemplando 37 turmas de 9º ano – uma vez por semana com carga horária de 4h por dia. O investimento é de aproximadamente R$ 600 mil, incluindo a aquisição de kits e impressoras 3D. O objetivo para 2020 é ampliar as aulas de robótica para o 8º ano.