[Conexão Paraná] Mercado de tecnologia no PR segue tendência de interiorização

Voce está em :Home-Negócios-[Conexão Paraná] Mercado de tecnologia no PR segue tendência de interiorização

[Conexão Paraná] Mercado de tecnologia no PR segue tendência de interiorização

Dados da Assespro/PR apontam que cidades como Maringá e Cascavel crescem acima da média. Entre 2007 e 2019, contratações aumentaram 160% enquanto total de empresas subiu 29%. / Foto: DB1 Global, Divulgação

[19.09.2020]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br 

Em um caminho que se assemelha ao desenvolvimento do ecossistema de Santa Catarina, o setor de tecnologia do Paraná vem apresentando uma tendência de interiorização, com cidades polo longe da Capital liderando a criação de novas empresas. É o que aponta um levantamento realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do estado (Assespro/PR).  

O estudo, feito partir de dados do Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério da Economia, mostra que de 2017 para 2018, a taxa de crescimento de emprego no setor, em todo o estado, foi de 16%. Em dois municípios do interior esse incremento ficou acima da média: Maringá (32%) e Cascavel (18%). A cidade de Pato Branco, no Sudoeste, teve alta de 16%, mesmo índice verificado na capital, Curitiba.

No acumulado entre julho de 2019 e julho de 2020, o Paraná manteve saldo positivo (de 6%) entre admissões e desligamentos no ramo de serviços em TI, segundo outro boletim desenvolvido pela entidade. A taxa de variação positiva no saldo de empregos entre as empresas paranaenses foi praticamente duas vezes maior que os 3,2% registrados no Brasil.

Em um cenário mais amplo, entre 2007 e 2019, o número de empresas que prestam serviços de TI no estado cresceu 29%, passando de 4 mil para 6 mil. E o total de pessoas empregadas cresceu 160%, passando de 10 mil colaboradores em 2007 para mais de 27 mil em 2019.

Evolução do saldo de contratações em empresas de TI do Paraná entre 2007 e 2019: expansão entre períodos de crise. / Imagem: Assesspro-PR

Segundo o presidente da Assespro/PR, Adriano Krzyuy, o resultado coloca o Paraná como a quarta unidade da federação com maior participação total (7%) de empresas de TI ativas no país, após São Paulo (52%), Minas (8%) e Rio (8%). No Sul, estaria à frente do Rio Grande do Sul (6%) e Santa Catarina (5%).

A pesquisa não detalha faturamento das empresas ou outros indicadores, como por exemplo o estudo Tech Report, da Acate e da Neoway, que mapeou o mercado de tecnologia em Santa Catarina e aponta a existência de 12 mil empresas ativas no estado, que faturam R$ 17,7 bilhões/ano (7,4% do PIB da TI brasileira).

Metodologias à parte, é fundamental que os ecossistemas de inovação regionais país afora mantenham uma rotina de estudos e reports atualizados para não apenas registrar seu crescimento, mas também para conhecer as características de seu desenvolvimento e trocar referências com outras regiões. 

LEIA TAMBÉM: