Portaria publicada nesta sexta (28) definiu áreas prioritárias que a pasta pretende desenvolver junto com o setor privado. Objetivo é “diminuir a dependência externa de produtos, serviços e tecnologias para a saúde”.
[28.05.2021]
Por Farol Tech, faroltech@scinova.com.br
Portaria publicada nesta sexta-feira (28) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) estabelece os principais parâmetros da Estratégia para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde. Normas complementares ainda devem ser editadas pela pasta para definir as ações da nova política do governo federal para fomentar ações, principalmente no contexto de combate à pandemia. Como revelou o Farol Tech em maio, startups de Santa Catarina receberam R$ 18,7 milhões do governo federal para projetos relacionados à Covid-19.
O texto publicado no Diário Oficial da União, por enquanto, definiu as áreas prioritárias que a pasta pretende desenvolver junto com o setor privado e a formação do Complexo Econômico Industrial da Saúde, além de ter entre seus objetivos “diminuir a dependência externa de produtos, serviços e tecnologias para a saúde“.
Na gestão da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica, o setor público quer fomentar as seguintes pesquisas e o empreendedorismo:
– a prevenção, controle, diagnóstico e tratamento de doenças transmissíveis emergentes e reemergentes.
– o diagnóstico e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis;
– os ensaios pré-clínicos, incluindo métodos alternativos à experimentação animal;
– a pesquisa clínica;
– os insumos para a saúde (Insumos Farmacêuticos Ativos, fármacos, biofármacos, imunobiológicos, kits diagnósticos, biomateriais, equipamentos e dispositivos, entre outros) e domínio tecnológico para sua produção; e
– a fronteira do conhecimento, particularmente em medicina personalizada e medicina regenerativa, incluindo células-tronco e terapia celular, entre outros;
Já por parte da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação, a missão será elaborar projetos nas seguintes áreas específicas:
– o desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo em saúde digital.
– o empreendedorismo de base tecnológica em saúde.
– as tecnologias habilitadoras aplicadas à Saúde 4.0.
PARA SABER MAIS:
Portaria MCTI nº 4.826, de 27 de maio de 2021: |
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mcti-n-4.826-de-27-de-maio-de-2021-322672833 |
*O Farol Tech é um serviço do SC Inova de monitoramento e análise de atos oficiais do Executivo e Legislativo que podem impactar o desenvolvimento do ecossistema de inovação no país
ACOMPANHE NOSSO MONITORAMENTO DE ATOS OFICIAIS E ANÁLISES ASSINANDO O FAROL TECH:
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES