Mão de obra em tecnologia: vem aí um novo Geração TEC em SC?

Voce está em :Home-ACATE, Sociedade-Mão de obra em tecnologia: vem aí um novo Geração TEC em SC?

Mão de obra em tecnologia: vem aí um novo Geração TEC em SC?

Com perspectiva de 5,3 mil novas vagas de trabalho em TI em 2022, Acate e Governo de SC alinham projetos para formação profissional

Com perspectiva de criar 5,3 mil vagas de trabalho em SC em 2022, Acate e Governo do Estado alinham projetos para ampliar a formação de profissionais qualificados para o setor de TI. / Foto: Governo de Santa Catarina/Divulgação  


[FLORIANÓPOLIS, 13.07.2021]

Redação SC Inova, com informações da Acate e Governo do Estado

Um levantamento preliminar conduzido pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) estima que sejam criadas, em 2021, 4,5 mil vagas de trabalho por empresas de TI no estado. Em 2022, devem ser mais de 5,3 mil novas vagas em Santa Catarina, mais da metade delas para desenvolvedores, segundo o mapeamento que a entidade deve divulgar em breve.

Este panorama, que é considerado por muitos como o principal entrave para o desenvolvimento das empresas de tecnologia locais, foi levado pela diretoria da Acate para conhecimento do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e representantes de outras secretarias de Estado e autarquias, durante reunião realizada na última sexta-feira (09), na Casa D’Agronômica, em Florianópolis. 

Após o encontro, Moisés anunciou a criação de um grupo de trabalho envolvendo as secretarias de Educação, Administração, Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Assuntos Internacionais e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesc). “A criação deste grupo de trabalho vai auxiliar na criação de estratégias de médio e longo prazo”, disse o governador.

Dada à forte demanda por formação profissional, não será preciso reinventar a roda. 

Há exatos 10 anos, em agosto de 2011, foi lançado o Geração TEC, programa da então Secretaria de Desenvolvimento Econômico executado pela Fapesc, que oferecia cursos gratuitos para jovens acima de 17 anos, com ensino médio completo ou no último ano do curso. A iniciativa surgiu após a Acate apresentar um mapeamento de vagas abertas nas empresas de tecnologia locais.

A meta do Geração TEC, àquela época, era capacitar 5 mil pessoas no estado até 2014. Segundo dados divulgados pelo governo do Estado no início de 2015, o Geração TEC alcançou cerca de 4,5 mil participantes em cursos de formação profissional e gestão empresarial. O projeto, contudo, não teve continuidade desde então.  

Com essa aproximação entre Governo e Acate, será que vem um novo Geração TEC para suprir a demanda por vagas no estado?

“Assim como ocorreu no Geração TEC, iniciamos esse novo momento com uma pesquisa da demanda das empresas por talentos com perfil tecnológico realizada pela Acate. Em breve, a entidade irá divulgar esse mapeamento, que é muito completo. O que deve ser intensificado nestes novos programas, como está acontecendo com o DEVinHouse, é conciliar a teoria com a prática o mais cedo possível, com a participação efetiva das empresas para acelerar a empregabilidade destes treinandos”, explica Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da Acate.

O DEVinHouse segue a linha evolutiva do Geração TEC, uma parceria entre Acate e Senai/SC para formação específica de desenvolvedores. A segunda turma, que iniciou em junho passado, teve 431 inscritos, dos quais 120 mulheres – ao todo, foram oferecidas 45 vagas. Outras duas turmas estão com inscrições abertas até o dia 27 de julho, pelo link https://cadastro.sc.senai.br/dev-in 

LEIA TAMBÉM: