Programa reúne quatro iniciativas que surgiram em workshops locais, que serão desenvolvidas na estrutura do NoVale Hub, Centro de Inovação da cidade do Norte catarinense./ Foto: Gabriel Vieira/NoVale Hub
[JARAGUÁ DO SUL, 31.03.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Depois de dois workshops, realizados em 2021 e 2022 para desenvolver soluções para impacto social em Jaraguá do Sul e região, o Laboratório de Inovação Cidadã do Centro de Inovação Jaraguá do Sul (LabIC Novale) instalou oficialmente na última quarta-feira (29) o Programa de Incubação Cidadã (PIC LabIC). Quatro iniciativas foram selecionadas entre as participantes dos encontros dos últimos anos e passarão por seis meses de amadurecimento dentro da estrutura do Novale Hub – Centro de Inovação.
Além do acompanhamento, os proponentes dos quatro projetos vão receber uma bolsa de R$ 6 mil, oferecida pela WEG, patrocinadora do programa. De acordo com a coordenadora do LabIC Novale, Laryssa Tarachucky, o PIC avança na proposta inicial do laboratório, que é dar o subsídio necessário para que projetos da comunidade prosperem. “Só fazer o evento e não dar estrutura de apoio não é suficiente, agora nós vamos conseguir dar continuidade aos trabalhos iniciados nos workshops e efetivamente tirar do papel propostas que têm o potencial de melhorar a vida em comum”, comenta.
Todos os projetos participantes dos workshops foram monitorados nos últimos meses e quatro deles foram selecionados para participar do PIC. São eles: Casa da Mãe, que tem como objetivo criar uma estrutura de apoio a mulheres vítimas de violência; Conectando Cozinhas, uma rede de apoio para trabalhadores autônomos da área de alimentação; É Fake Ou Não?, um jogo digital sobre fake news; e Oratória nas Escolas , um programa de treinamento para a rede escolar de Jaraguá do Sul.
O LabIC-Novale é o programa social do Novale Hub voltado a desenvolver, em conjunto com a comunidade, soluções de tecnologia e design que tornem as cidades mais vibrantes, sustentáveis e inclusivas. Ele tem como objetivo facilitar a colaboração, a experimentação e, sobretudo, a produção e o desenvolvimento de projetos que contribuam para melhorar a vida em comum.
O programa nasceu da combinação entre o projeto de pesquisa A Cidade e a Névoa (desenvolvido por Laryssa, coordenadora do LabIC Novale e autora da primeira tese sobre design de interação urbana publicada no Brasil) e o projeto Laboratorios Ciudadanos Distribuidos (promovido no âmbito do programa Iberbibliotecas, conduzido pelo Medialab Prado, pela Fundación para el Conocimiento madri+d e, no Brasil, pela Silo Arte e Latitude Rural).
Os proponentes vão receber, além do suporte financeiro, acompanhamento mensal da equipe de monitoria e treinamentos ao longo do período. Segundo a coordenadora, cada projeto poderá, se for necessário, ampliar a sua equipe, por isso a participação é aberta para a comunidade. Quem se interessar por alguma das iniciativas pode entrar em contato pelo e-mail labic@novalehub.com.br ou pelo perfil do Instagram @labicnovale.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES