Enquanto espera pelo 5G, Jaraguá do Sul usa Centro de Inovação como “living lab”

Voce está em :Home-Cidades Inteligentes, Inovadores-Enquanto espera pelo 5G, Jaraguá do Sul usa Centro de Inovação como “living lab”

Enquanto espera pelo 5G, Jaraguá do Sul usa Centro de Inovação como “living lab”

Parceria entre Prefeitura e Agência Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) pode estimular projetos para indústria 4.0 e smart cities.

Com antenas instaladas em luminárias, Novale Hub será ambiente de testes da nova tecnologia. Parceria entre Prefeitura e Agência Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) pode estimular projetos para indústria 4.0 e smart cities. / Foto: Eduardo Montecino (PMJS).


[JARAGUÁ DO SUL, 10.03.2023]
Redação SC Inova, com informações da Prefeitura e do Novale Hub
   

A instalação de antenas em luminárias para testes da rede 5G, em uma cidade que ainda espera pela implantação da nova rede, pode parecer uma notícia prosaica. Mas Jaraguá do Sul, sétimo maior PIB catarinense e sede de algumas das maiores empresas do estado, está conectando (literalmente) esta nova tecnologia ao potencial do Centro de Inovação municipal (Novale Hub) – e a uma startup local incubada no Núcleo de Inovação Tecnológica JaraguaTec. O município espera, a partir dos testes que já estão sendo realizados, desenvolver novos modelos de negócio para aplicação na forte economia local.  

Neste início de ano, como parte de projeto piloto para implantação da rede, foram instaladas 15 antenas 5G nas luminárias da Rua Cesare Valentini, em frente ao Centro de Inovação, um projeto viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Os primeiros equipamentos que podem ser conectados nessa rede já começam a ser postos à prova. Como fez a startup Preddita, especializada em redes de conexão 5G e LoRa, e que está testando seus equipamentos em redes internas.  

O diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Márcio Manoel da Silveira, explica que a rua será um ambiente de pesquisas e validação de tecnologias, um “living lab” voltado à tecnologia 5G. Segundo ele, equipamentos ou soluções que necessitam da tecnologia poderão ser testados pelas empresas do Novale Hub ou outras que desejam fazer teste de acordo com a lei municipal do Sandbox – Jaraguá do Sul por sinal foi uma das pioneiras em SC a criar uma legislação que permite criar um “ambiente regulatório experimental” (o Sandbox) para validar projetos inovadores de interesse do setor público. 

No local, é utilizado um sistema inédito desenvolvido pelas empresas Nokia e Juganu, integrando às luminárias uma antena 5G que utiliza tecnologia mmwave (milimeter wave, ou ondas milimétricas) da Qualcomm, que permite ampliar a capacidade de disseminação do sinal de Internet da antena central até outros pontos, ‘desviando’ de obstáculos que poderiam interferir na velocidade e funcionando como uma rede wireless que permite o aumento da cobertura da internet móvel das operadoras. 

FREQUÊNCIA DE ALTA PERFORMANCE PARA INDÚSTRIA 4.0

A maior particularidade da rede 5G da ABDI em Jaraguá do Sul é o espectro de frequência que ela adotará, de 26GHz (5G mmWave). A configuração consiste em uma rede de 15 small cells, antenas de rádio de baixa potência, que possibilitará realizar testes de altíssima performance. A tecnologia rádio 5G-NR (New Radio) no espectro de 26GHz permite testar novas tecnologias e equipamentos para Smart Cities, Indústria 4.0 e outros setores.

Em dezembro passado, representantes do setor público e privado de Jaraguá do Sul, e de outras cidades da região, participaram de um evento em Joinville reunindo Ministério das Comunicações e operadoras para “pedir atenção” à instalação da rede 5G no norte catarinense, maior polo industrial do estado.

A inclusão de Jaraguá do Sul entre os municípios brasileiros que integram o projeto Conecta 5G, lançado pelo Ministério das Comunicações em dezembro de 2021, vem mobilizando a classe empresarial há mais de dois anos. Em julho daquele ano as diretorias da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ABDI, conheceram durante encontro em Jaraguá do Sul o escopo de como o município vinha se estruturando para se adequar ao conceito de Cidade Inteligente. Estas ações são referendadas pelo Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu, movimento iniciado em 2021 por entidades públicas e privadas.

O Presidente do Conselho de Administração da Associação Centro de Inovação Jaraguá do Sul, que gere o Novale Hub, Luis Leigue, diz que esse é um projeto ousado para as pretensões econômicas da região. “Já temos avançado como município na área de tecnologia e inovação, mas é preciso que essa estrutura seja apoiada fortemente por equipamentos e principalmente com o suporte do 5G”.

LEIA TAMBÉM: