Inovação aberta é aposta da Federação das CDLs para levar novas soluções ao varejo de SC

Voce está em :Home-ACATE, Negócios-Inovação aberta é aposta da Federação das CDLs para levar novas soluções ao varejo de SC

Inovação aberta é aposta da Federação das CDLs para levar novas soluções ao varejo de SC

Com 44 mil associados, FCDL é a primeira entidade associativista a fazer parte do LinkLab, programa de open innovation da Acate que será inaugurado no final de setembro, em Joinville.

Com 44 mil associados, FCDL é a primeira entidade associativista a fazer parte do LinkLab, programa de open innovation da Acate que será inaugurado no final de setembro, em Joinville. Foto: Divulgação LinkLab.

 

A preocupação com o “turbilhão de novas tecnologias” que vem impactando a experiência do consumidor no varejo global fez com que uma das principais entidades do setor em Santa Catarina decidisse entrar diretamente no ambiente de inovação. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), que agrega 208 CDLs no estado e tem 44 mil filiados, é a primeira associação de classe a fazer parte do LinkLab, programa de inovação aberta desenvolvido e gerenciado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). 

A Federação fará parte do programa que irá rodar em Joinville, no Ágora Tech Park, e tem inauguração prevista para o final de setembro. Entre os demais mantenedores estão empresas tradicionais do segmento industrial catarinense, como Schulz, Tigre e Whirlpool, entre outras. “Não podíamos ficar apenas vendo as coisas acontecerem, deveríamos estar dentro das startups buscando novos produtos e serviços a nossos associados”, comenta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, entidade que gerencia também o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) no estado. 

O LinkLab foi lançado em 2017 em Florianópolis e tem como característica aproximar grandes empresas e startups, que são selecionadas de acordo com as demandas dos mantenedores e juntos passam a criar uma rotina de desenvolvimento conjunto e, eventualmente, parcerias e novos negócios. “Estar num ambiente aberto agregará muito na rotina dos varejistas catarinenses. É necessário pensar e fazer diferente para manter a competitividade”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Grandes empresas e startups – cases catarinenses mostram como criar relacionamento e gerar resultados

Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC: “queremos trazer mais soluções e serviços, além de desenvolver uma proteção ampliada na venda do crediário. Com uso da tecnologia queremos ser mais assertivos”.

O foco do desenvolvimento de novos negócios será especialmente as demandas dos pequenos varejistas, que compõem a maioria absoluta dos associados das CDLs em Santa Catarina. “Em termos de serviço”, antecipa Ivan, “queremos buscar formas novas e melhores para concessão de crédito, amenizando a burocracia do Estado que cai sobre as empresas. O próprio custo é uma demanda da legislação fiscal, como vendas no cartão, taxas e equipamentos. Além disso, precisamos facilitar os processos e orientar empresas familiares e também nossos empreendedores que estão há mais tempo no mercado e têm dificuldades”. 

A Acate, por sua vez, espera também conectar essas demandas do setor à atuação da Vertical de Negócios do Varejo, um grupo que reúne empreendedores e startups com soluções de nicho, criado no início deste ano. O presidente da entidade, Daniel Leipnitz, comenta que “43% das startups que geraram ideias e inovações fecharam negócio com as corporates conectadas ao LinkLab”. O programa vai funcionar em um ambiente de 350m2, que serve também como coworking para as startups selecionadas e espaço para eventos, cursos de capacitação e conexão com o mercado.  

A partir das próximas semanas, uma pesquisa envolvendo 40 empresários associados mapeará as principais necessidades do setor lojista na área da tecnologia, para que os agora parceiros desenvolvam projetos. “A partir do nosso banco de dados, queremos trazer mais soluções e serviços, além de desenvolver uma proteção ampliada na venda do crediário. Com uso da tecnologia queremos ser mais assertivos e conhecer melhor nossos clientes”, conclui Ivan. 

Texto: Fabrício Rodrigues, scinova@scinova.com.br, com informações da FCDL/SC