Maior fabricante de fixadores da América Latina, com sede em Joinville, fez parcerias com startups como Cheap2Ship (SC) e InspEasy (MG). Agora, pretende também desenvolver projetos com uso de robôs colaborativos. / Foto: Divulgação Ciser
[JOINVILLE, 27.01.2020]
Redação SC Inova / Com informações da Assessoria de Imprensa
A Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina e que tem sede em Joinville, quer ampliar conexões com startups e o setor de tecnologia em 2020. A empresa, que completou 60 anos de atividade em 2019, foi uma das pioneiras na indústria nacional ao criar um prêmio de inovação em TI, em 2008. No ano passado, a Ciser desenvolveu uma “jornada de inovação” e uma plataforma que devem ganhar corpo nos próximos meses.
As ações começaram com um evento de relacionamento (um demoday) com a participação de dez startups, selecionadas pela aceleradora Spin, para serem apresentadas aos gestores da companhia. Além de um segundo demoday previsto para 2020, a empresa diz que pretende intensificar o relacionamento com aceleradoras, outras grandes empresas, órgãos de fomento e universidades, compartilhando desafios voltados à inovação.
“O objetivo é gerar ideias e resultados de forma ágil”, afirma Karoll Correia, supervisora de Inovação da Ciser. A equipe já enumerou 11 frentes em que deseja estimular startups a propor soluções, como a implementação de “robôs colaborativos” para embalagem e paletização e o reaproveitamento de energias dissipadas nos processos de produção.
A Ciser aderiu ao Programa Nacional Conexão Startup Indústria, ligado à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério da Economia. O propósito é alavancar soluções e experimentar novas metodologias e processos, como também sensibilizar e capacitar empreendedores sobre a importância das conexões e aperfeiçoar o ecossistema de inovação.
“O objetivo é gerar ideias e resultados de forma ágil”, afirma Karoll Correia, supervisora de Inovação da Ciser.
O edital Startup Indústria 4.0 premia com até R$ 80 mil cada startup que firmar conexão com uma grande empresa – ao mesmo tempo, startup tem oportunidade de validar sua solução no ambiente de uma grande indústria e receber mentorias. Recentemente, a Ciser formalizou duas conexões, uma com a catarinense Cheap2Ship, que atua com soluções logísticas, e outra com a mineira InspEasy, que entrega uma solução alinhada aos conceitos de indústria 4.0 para gestão preditiva da manutenção de máquinas.
A Ciser tem capacidade produtiva de 6 mil toneladas/mês e portfólio de 27 mil produtos agrupados em 436 linhas, que atendem 20 mil clientes em mais de 20 países. Ao todo, são cerca de 1,4 mil colaboradores divididos entre as unidades de Araquari (SC) e Sarzedo (MG), além do centro administrativo e de distribuição, ambos em Joinville.
LEIA TAMBÉM:
“Queremos ser um ponto de referência em indústria 4.0 para o Brasil”
SIGA NOSSAS REDES