Hub2us: plataforma conecta empreendedores e ajuda a superar desafios comuns com troca de experiências

Voce está em :Home-Inovadores-Hub2us: plataforma conecta empreendedores e ajuda a superar desafios comuns com troca de experiências

Hub2us: plataforma conecta empreendedores e ajuda a superar desafios comuns com troca de experiências

Ideia é dos ex-empresários de tecnologia Thiago Mazuhy e Eduardo Broering, que perceberam a necessidade de melhorar acesso ao ecossistema

Ideia é de dois ex-empresários de tecnologia de Lages (SC) – Thiago Mazuhy e Eduardo Broering – que perceberam a necessidade de melhorar acesso aos ecossistemas de inovação e empreendedorismo. Foto: Divulgação 


[LAGES, 10.03.2022]
Por Felipe Reis, especial para Agência SC Inova 

Ao sair da operação de duas empresas da área de tecnologia a fim de criar um negócio que ajudasse outros empreendedores a encontrar soluções para desafios recorrentes, Eduardo Broering e Thiago Mazuhy, dois lageanos que se conheceram em entidades associativas empresariais da Serra catarinense, perceberam que a “sensação de estar sozinho à frente da gestão do negócio” é mais recorrente do que pensavam.

Uma pesquisa informal feita por eles no início de 2021 com pessoas de todos os Estados do Brasil mostrou que era possível ampliar a rede de contatos e criar uma comunidade por meio da qual seria possível obter ajuda para questões inerentes à administração de uma empresa, divulgar o próprio trabalho e integrar ecossistemas.

Assim nasceu o Hub2us, plataforma gratuita que já tem mais de 90 empresários trocando ideias e dando dicas sobre como superar desafios e “derrubar barreiras” para viabilizar o crescimento dos negócios. “Percebemos que os ecossistemas de inovação e empreendedorismo existem, mas é como se eles estivessem isolados, principalmente quando olhamos para várias cidades diferentes”, diz um dos fundadores da plataforma, Eduardo Broering.

Segundo ele, o Orion Parque de Lages  – centro de inovação com cinco anos de fundação que abriga mais de 50 empresas e startups na região serrana catarinense – movimenta bem as empresas, mas há espaço para se conectar melhor com outros centros considerados como de referência em inovação e negócios, como Florianópolis e São Paulo.

“Quem está no interior até está conectado aos seus centros de inovação. Nós defendemos, porém, que os empreendedores de diferentes cidades se conectem e troquem experiências que vão ajudar a solucionar os problemas naturais que aparecem no dia a dia da operação”, afirma Eduardo.

Entre os desafios mais comuns postados na comunidade virtual está a priorização das demandas nas empresas em fase inicial de implantação. Os empreendedores querem saber quais áreas devem receber mais atenção para que o negócio dê mais retorno. Para uma das questões desse tipo, cerca de dez usuários apresentaram as mais diversas sugestões – desde a aplicação de matrizes de priorização, como a GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) ou a Urgência X Importância, até a elaboração de um business plan por uma spin-off dos mesmos fundadores. 

“É praticamente uma consultoria gratuita e bastante empírica, pois as soluções já foram testadas por negócios parecidos com aquele que está passando pela mesma situação”, orgulha-se Eduardo.

Com o modelo de negócio atualmente baseado no freemium – que oferece recursos gratuitos mas requer a aquisição de certas funcionalidades -, o momento é de planejar a expansão. Os fundadores esperam disseminar o uso da plataforma entre as startups e os pequenos negócios, mas querem que grandes companhias também façam parte do hub. A meta é chegar a mais de 2 mil empreendedores ativos até o mês de junho de 2022.

REFORÇO DO MOVIMENTO COLABORATIVO 

A criação de comunidades virtuais voltadas ao negócio é diferente das conexões estabelecidas por meio de redes sociais – inclusive as corporativas. O foco não está na pessoa, mas no negócio em si. O empreendedor não vai utilizar a plataforma para falar de conquistas pessoais, capacitações concluídas ou postar fotos; a atenção é para o negócio e como melhorá-lo de forma a obter os resultados mais eficientes no menor tempo possível.

Dessa forma, a solução proposta pelo Hub2us é, na visão dos criadores, complementar ao que é feito pelos centros de inovação e empreendedorismo em Santa Catarina e no Brasil. No caso de Lages, a estrutura física é moderna, mas o amadurecimento necessário para congregar as empresas num mesmo local ainda está em ritmo de desenvolvimento. 

“Além do Orion Parque, há movimentos como o MIDI Lages, ligado à universidade, e outras iniciativas que surgiram como resultado de uma percepção da comunidade de que era preciso unir forças em prol do desenvolvimento. Lages está à frente de muitas cidades e segue no caminho certo, mas quando a conexão entre esses diversos municípios estiver ainda mais consolidada, os frutos serão colhidos por todos”, finaliza Eduardo.

LEIA TAMBÉM: