Ideia que gerou a healthtech uniu o CEO da Cottonbaby Leandro Silveira (à direita na foto) aos estudantes Pedro Alencar, Igor Granato e Gustavo Sagaz (da esquerda para direita, respectivamente) – aplicativo, disponível para iOS e Android, foi lançado em fevereiro. Foto: Divulgação.
[FLORIANÓPOLIS, 06.03.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa da Udesc
Já imaginou encontrar e contratar pelo celular serviços de saúde como consultas e exames? Algo simples como solicitar comida ou uma viagem via aplicativo, como hoje é tão comum? A ideia de negócio estava na cabeça do empresário Leandro Silveira, CEO da Cottonbaby, com sede em São José (SC), que tinha também recursos e disposição para investir, mas não tinha uma equipe.
A empresa – que desenvolve e comercializa produtos de higiene pessoal, cosméticos e linha infantil – patrocina eventos do movimento de empresas júnior e foi neste ambiente que ele começou a reunir um time para o desenvolvimento do projeto. Com dois estudantes do curso de Administração da Esag/Udesc (Gustavo Sagaz e Igor Granato) e um de Sistemas de Informação da Unisul (Pedro Alencar), Leandro montou a healthtech Hero Medic, que lançou no dia 20 de fevereiro um app que leva o nome da empresa e que permite encontrar profissionais de saúde na Grande Florianópolis usando um sistema de busca com tecnologia elastic search, em que não é preciso saber o nome da especialidade do profissional, como é comum em sites médicos. É possível procurar pelo nome popular de uma doença ou um sintoma, por exemplo.
Pelo aplicativo, o usuário pode agendar a consulta, conversar com o consultório médico via chat e pagar o serviço com cartão de crédito. “Em breve o aplicativo terá outras funcionalidades, como marcação de exames e uma pasta onde o paciente e o profissional podem armazenar todo o prontuário do paciente (receitas, resultados de exames e outros documentos), um acesso que é direito do paciente, de acordo com o código de ética médica”, explica Gustavo Sagaz, gerente de marketing e comunicação da Hero Medic. O app está disponível para os sistemas Android e iOS.
Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 70% dos brasileiros não conta com proteção de plano de saúde particular. Entre eles, 55,2% dizem recorrer a médicos particulares e é esse o público que o Hero Medic quer atender em um primeiro momento.
USUÁRIO NO CONTROLE
O aplicativo também agiliza o atendimento em casos de emergência. “O usuário guarda todas as informações médicas essenciais para salvar a sua vida e o app gera uma imagem para ser colocada na tela de fundo do celular. Dados como tipo sanguíneo, alergias, doenças crônicas e até mesmo se a pessoa é doadora de órgãos, podem ser visualizados pela equipe de atendimento caso o paciente não consiga se comunicar”, acrescenta Gustavo.
A ideia é humanizar a relação entre paciente e profissional, reforça o gestor de operações Igor Granato: “quando o usuário do serviço de saúde tem acesso a todo o seu histórico, com comentários de quem o atendeu, pode tomar melhores decisões e procurar outras opiniões quando achar necessário. Queremos que ele seja ‘dono’ da própria saúde e o app é um meio para facilitar isso”. Além disso, todos os profissionais passam por um processo de checagem antes de serem aceitos para cadastro na plataforma, garantindo a confiabilidade do serviço prestado.
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