EXCLUSIVA: Governo federal regulamenta criação de consórcio de nanossatélites em Santa Catarina

Voce está em :Home-Farol Tech, Inovadores-EXCLUSIVA: Governo federal regulamenta criação de consórcio de nanossatélites em Santa Catarina

EXCLUSIVA: Governo federal regulamenta criação de consórcio de nanossatélites em Santa Catarina

Oficializada hoje (10), iniciativa deve atender demandas prioritárias para o setor agropecuário e defesa civil no estado.

Oficializada hoje (10) no Diário Oficial da União, iniciativa deve atender demandas prioritárias para o setor agropecuário e defesa civil no estado. / Foto: PIRO4D/Pixabay


[10.05.2021]

Por Farol Tech, faroltech@scinova.com.br 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) publicou nesta segunda-feira (10) portaria que regulamenta a criação do programa Constelação Catarina e o Consórcio Catarina. As duas ações pretendem desenvolver a indústria espacial em Santa Catarina, mas também serão abertas à participação de empresas de outros estados. As iniciativas devem ser usadas na criação  e no lançamento de nanossatélites para atender “prioritariamente” os setores agropecuário e de defesa civil.

Ainda em novembro de 2020, a Agência Espacial Brasileira (AEB), unidade de pesquisa do MCTI, e o governo de Santa Catarina fecharam um acordo que prevê a construção de 13 equipamentos, que juntos formarão a Constelação Catarina. 

Em março deste ano, o projeto recebeu R$ 5 milhões de uma emenda da bancada federal catarinense – o deputado Daniel Freitas (PSL/SC) é o presidente da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro. O texto da norma, no entanto, não prevê novas transferências de recursos públicos entre os participantes do setor estatal para empresas privadas.

Em 2017 foi criado em Santa Catarina o Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologia Aeroespacial (SC2C.Aero). O auxílio financeiro do projeto é da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), órgão do governo estadual vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável. 

A coordenação técnica é da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Fundação Certi. Em fevereiro deste ano, o SC2C.Aero organizou um workshop sobre as possibilidades de uso da Constelação Catarina, especialmente na prevenção de desastres naturais, frequentes em Santa Catarina, e as aplicações e demandas de sensoriamento remoto do agronegócio e do setor elétrico.  

PARA SABER MAIS:

Portaria nº 590, de 6 de maio de 2021 (publicada em 10.05): cria o Programa Constelação Catarina e o Consórcio Catarina.
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-590-de-6-de-maio-de-2021-318713594
WORKSHOP SC2C.AERO
https://sc2c.ufsc.br/news/workshop-constelacao-catarina-parte-ii-resumo-e-apresentacoes

*O Farol Tech é um serviço do SC Inova de monitoramento e análise de atos oficiais do Executivo e Legislativo que podem impactar o desenvolvimento do ecossistema de inovação no país 

ACOMPANHE NOSSO MONITORAMENTO DE ATOS OFICIAIS E ANÁLISES ASSINANDO O FAROL TECH: