No Brasil, 15,3% das médias e grandes empresas têm IA entre suas principais iniciativas de TI. Na avaliação da Associação Brasileira da Empresas de Software (ABES), o segmento deve dobrar em quatro anos.
[09.04.2021]
Farol Tech, faroltech@scinova.com.br
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (9) portaria que cria a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (IA). O documento integral, que ainda deve ser publicado no site da pasta, é resultado de uma consulta pública aberta sobre o tema em dezembro de 2019 e finalizada no começo de março do ano passado.
De acordo com o governo federal, as ações públicas nesta área já estavam sinalizadas no âmbito da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital). A iniciativa foi aprovada em março de 2018 pelo Decreto n. 9.319/2018 e regulamentada pela Portaria MCTIC nº 1.556/2018.
Segundo dados da consultoria IDC Brasil, os investimentos nacionais da área em 2021 devem ser de US$ 464 milhões.
O MCTIC firmou parceria com a Unesco para a realização de consultoria especializada em IA. Abaixo alguns dados deste levantamento ainda o ano de 2019:
Entre os principais casos de uso no Brasil seriam o de agentes automáticos de atendimento a clientes, análise e investigação de fraudes, automação de TI e diagnósticos e tratamentos de saúde. No Brasil, 15,3% das médias e grandes empresas têm IA entre suas principais iniciativas de TI e, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), é esperado que isso dobre nos próximos quatro anos.
PARA SABER MAIS: |
Portaria GM nº 4.617, de 6 de abril de 2021 https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm-n-4.617-de-6-de-abril-de-2021-312911562 |
Consulta pública sobre inteligência artificial www.participa.br/estrategia-brasileira-de-inteligencia-artificial |
Levantamento sobre iniciativas e mercado de IA no Brasil e no mundo (Unesco MTCI): https://antigo.mctic.gov.br/mctic/opencms/inovacao/paginas/politicasDigitais/Inteligencia/Consultoria.html |
*O Farol Tech é um serviço do SC Inova de monitoramento e análise de atos oficiais do Executivo e Legislativo que podem impactar o desenvolvimento do ecossistema de inovação no país
ACOMPANHE DE PERTO OS ATOS OFICIAIS – E NOSSA ANÁLISE – ASSINANDO O FAROL TECH:
LEIA MAIS:
SIGA NOSSAS REDES