De Manaus a Florianópolis: a empreendedora que cruza o Brasil todo mês para desenvolver seu modelo de negócio

Voce está em :Home-Inovadores-De Manaus a Florianópolis: a empreendedora que cruza o Brasil todo mês para desenvolver seu modelo de negócio

De Manaus a Florianópolis: a empreendedora que cruza o Brasil todo mês para desenvolver seu modelo de negócio

Gabriela Torres faz uma inusitada ponte aérea participando do Cocreation Lab Mulher para criar uma marca própria de cosméticos orgânicos.

Depois de deixar a advocacia, Gabriela Torres faz uma inusitada ponte aérea de Norte a Sul participando do Cocreation Lab Mulher para criar uma marca própria de cosméticos orgânicos. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 18.08.2021]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Desde maio, a empreendedora Gabriela Torres, 32 anos, cruza o país numa ponte aérea entre Manaus, sua cidade natal, e Florianópolis, para participar de um programa de incubação de ideias e projetos inovadores. Selecionada para a primeira turma do Cocreation Lab Mulher, com o projeto Ecoestima, Gabriela participa pelo menos uma vez por mês dos encontros presenciais – o programa é híbrido e a maior parte das atividades são realizadas remotamente. 

Não é só a ponte aérea inusitada que chama a atenção. Advogada, ela atuava na área até pouco antes de completar 30 anos, quando foi diagnosticada com uma doença autoimune.

“Houve uma virada de página, mudei diversos hábitos e entrei num processo bem profundo de autoconhecimento. Comecei a perceber que advocacia já não me preenchia e me programei para uma transição de carreira. Fiz meu planejamento financeiro por cerca de dois anos, até que veio a pandemia e decidi pedir exoneração do meu cargo para empreender, mas ainda sem saber muito bem o que seria”, relembra. 

Enquanto pesquisava ideias para potenciais negócios, dedicou-se a projetos pessoais. Decidiu visitar um amigo que vivia em Florianópolis e fazer aulas de kitesurf na Ilha. A ponte aérea de 3 mil quilômetros começaria a partir dali. 

“Infelizmente, coincidiu com um período difícil da pandemia em Manaus, as pessoas falavam para eu ficar na Ilha mas eu tinha compromissos por lá e decidi voltar. Mas meu voo foi cancelado e tive que ficar mais uns dias. No trajeto do aeroporto para a casa do meu amigo, olhando as redes sociais, encontrei o Cocreation Lab e me chamou a atenção. Aproveitei para marcar uma reunião com uma egressa e fui conhecer a unidade do Campeche”. 

Hoje, no Brasil, existem 9,3 milhões de mulheres à frente de uma empresa, mas o número representa apenas 34% de todos os donos de negócios do país. Para fomentar o empreendedorismo entre as mulheres em áreas como economia criativa, tecnologia e inovação, o Sapiens Parque, SEBRAE/SC e Cocreation Lab criaram neste ano uma unidade do laboratório de ideação focado exclusivamente em negócios comandados por mulheres.

Primeira turma de empreendedoras do Cocreation Lab Mulher: estímulo para novos negócios em economia criativa, tecnologia e inovação. / Foto: Divulgação

Ao voltar para Manaus, ela se inscreveu no programa mesmo sem ter uma ideia fechada de negócio. Apaixonada por cosmetologia e impulsionada pelos novos hábitos saudáveis, decidiu criar um projeto para uma marca de cosméticos naturais de alta performance, a Ecoestima. 

“Moro em uma área afastada da cidade, em frente à floresta Amazônica, vivo muito a natureza e já entendi o potencial que ela tem de nos curar física e emocionalmente. Quero juntar essa oferta com a tecnologia do Sul, principalmente a nanotecnologia, para criar fórmulas de alta performance tão boas quanto as dos cosméticos tradicionais”, conta.

“Quando selecionamos os participantes de cada turma do laboratório, levamos em conta não apenas a ideia de negócio inovadora, mas também o comprometimento da pessoa com o programa”, diz o fundador do CoCreation Lab e da TXM Methods, Luiz Salomão Ribas Gomez

A ideia teve de ser validada do zero, desde a criação do DNA da marca à análise de mercado e elaboração de um plano de negócios. “O Cocreation Lab fortalece o processo de ideação de novos empreendimentos inovadores, ajuda a tirar a ideia da cabeça e colocá-la no papel. Esse processo dá mais clareza sobre o negócio e qual caminho tomar para que a ideia tenha sucesso comercial”, explica Luiz Salomão.