E 2017 começa frenético no ambiente de inovação em SC

Voce está em :Home-Sociedade-E 2017 começa frenético no ambiente de inovação em SC

E 2017 começa frenético no ambiente de inovação em SC

Para quem tem acompanhado o setor de inovação e tecnologia em Santa Catarina, a sensação é de que o taxímetro de 2017 está correndo há muito tempo – muito antes do Carnaval.

Em uma calorenta quarta-feira pré-folia, cerca de 300 pessoas lotaram o Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis, para o primeiro Meetup promovido pelo programa StartupSC neste ano. No dia seguinte, 23 de fevereiro, nem um aguaceiro violento que caiu sobre Joinville impediu a realização do Meetup no norte catarinense, que só precisou mudar de local.

O Meetup, que começou como um encontro informal para reunir empreendedores, investidores e entusiastas de startups, tornou-se um evento de referência para o setor de tecnologia e inovação local, que já reuniu cerca de 6,5 mil pessoas em 17 edições – 10 delas realizadas em Florianópolis, quatro em Joinville e as demais em Blumenau, Brusque, Criciúma e Tubarão.

A programação desses encontros – que dura cerca de 3 horas e que encerra com papos regados a cerveja artesanal – foi intensa:

– Naquele 22 de fevereiro, foram abertas as inscrições para a sétima turma do programa StartupSC, que deve selecionar até 20 startups catarinenses para um programa de profissionalização que começa em abril e encerra em agosto. No primeiro ciclo do programa (2013-2016), mais de 100 startups foram desenvolvidas, das quais 66% se mantém na ativa gerando quase 600 empregos e faturando, só em 2016, mais de R$ 43 milhões.

– A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) apresentou ao público os escritórios da entidade em São Paulo, em parceria com a CO.W Coworking Space, que serão inaugurados nas próximas semanas em três unidades (Berrini, Vila Olímpia e Itaim Bibi) para servir como base aos empreendedores locais em viagens de negócio.

– O anúncio do lançamento em abril, também feito pela ACATE, do Laboratório de Inovação Aberta, um espaço desenvolvido especialmente para que grandes empresas e startups desenvolvam projetos inovadores. Uma demanda, segundo a entidade, de players graúdos do mercado que querem aproveitar o potencial empreendedor local.

– O Impact Hub convidando para um novo projeto, chamado “Meetup de Impacto”, voltado para o desenvolvimento de negócios sociais e inovadores. A primeira edição, no dia 18 de março, vai debater sobre “Liberdade e Empreendedorismo contra a Pobreza”.

– O calendário dos nove Meetups do programa StartupSC programados para 2017, que passam Florianópolis, Joinville, Chapecó, Blumenau, Criciúma e São Bento do Sul.

– E a apresentação do calendário do Startup Weekend em Santa Catarina, que terá edições neste ano em Joinville, Balneário Camboriú, Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Concórdia, Blumenau e Palhoça. Um deles, o SW Gov, que acontece em março em Florianópolis e é voltado para desenvolver inovações para o governo, será o primeiro com esse tema realizado no Brasil. A porteira foi aberta em Joinville, entre os dias 17 e  19 de fevereiro, em evento sobre internet das coisas (IoT). Naquele fim de semana, a Softville anunciou uma parceria com a ACE, uma das principais aceleradoras de startups da América Latina, para fomentar negócios inovadores na maior cidade catarinense.  

Enquanto isso, nos Meetups, vários empreendedores catarinenses apresentavam as tendências e experiências de mais uma missão ao Vale do Silício promovida pelo StartupSC, no início de fevereiro. Em San Francisco, uma comitiva catarinense com dezenas de empreendedores participou do maior evento global de empresas que oferecem software como serviço, o Saastr, e foi conferir palestras e mentorias no Launchpad, o programa de aceleração do Google.

Os próximos capítulos do ano prometem ser igualmente intensos, com a chegada definitiva das operações do Peixe Urbano à Florianópolis e a expectativa pela geração de empregos. Além do StartupSC, quem abre inscrições para próxima turma em breve é a aceleradora Darwin Starter, patrocinada por grandes empresas (CETIP, RTM, CNSeg e Neoway).

Na área de funding, a Rede de Investidores Anjo (Anjos do Brasil/ACATE) retoma em março os fóruns que conectam startups a investidores, além da perspectiva de novos aportes por parte de gestoras locais de venture capital (BZPlan e Cventures, que anunciou no começo do ano investimentos na Asaas e na Exact Sales). Ainda ouviremos falar bastante dos eventos nacionais promovidos por empresas catarinenses, como o Data Driven Brasil, que a Neoway realiza agora em março na Capital e, para o segundo semestre, o Agile Experience, da Involves, o RD Summit 2017, da Resultados Digitais… e sabe-se lá mais o que virá pela frente.

Sim, tudo isso em pleno 2017.

O ano que, para muitos, só está começando agora.

* Texto originalmente publicado no LinkedIn Pulse pelo jornalista e editor do SC Inova, Fabrício Umpierres Rodrigues, em março de 2017.