“Deixa ela empreender”: com Startup Weekend Women, Chapecó quer mais mulheres no ambiente de inovação

Voce está em :Home-Sociedade, StartupSC-“Deixa ela empreender”: com Startup Weekend Women, Chapecó quer mais mulheres no ambiente de inovação

“Deixa ela empreender”: com Startup Weekend Women, Chapecó quer mais mulheres no ambiente de inovação

O evento, que acontece de sexta (23) a domingo (25), pretende estimular a participação feminina em eventos e iniciativas da comunidade do Desbravalley

O evento, que acontece de sexta (23) a domingo (25), pretende estimular a participação feminina em eventos e iniciativas da comunidade do Desbravalley

 

O final de semana será de trabalho intenso para um grupo de mulheres no Oeste catarinense. De sexta à noite até domingo, o Startup Weekend Women vai reunir uma centena de interessadas em conhecer metodologias para a criação de projetos inovadores, criar conexões e estimular ideias empreendedoras.

Com o lema “Deixa ela empreender”, o evento é uma das principais atividades da comunidade do Desbravalley neste ano – um ideia/propósito/conceito que reúne empreendedores locais, investidores, profissionais, entidades e universidades para disseminar o conceito de inovação e tecnologia no Oeste do estado.

“Nas outras edições do Startup Weekend, as inscrições se esgotaram rápido mas no caso do Women o trabalho tem que ser reforçado – isso porque em eventos de empreendedorismo e inovação a participação feminina ainda é reduzida, mas é justamente isso que nos motiva a fazer um evento voltado às mulheres”, define Paula Navarro, uma das articuladoras do SW na região e participante ativa da comunidade do Desbravalley.

Esta é a segunda edição em 2018 de um Startup Weekend na cidade – a primeira, em abril, foi dedicada a desenvolver projetos ligados ao agronegócio – e acontece na sede local da Junior Chamber International (JCI), a Federação Mundial de Jovens Líderes e Empreendedores, com apoio da Unochapecó e do Sebrae/SC.

LEIA OUTRAS REPORTAGENS DO SC INOVA SOBRE O STARTUP WEEKEND EM SC

“Nossa função é trazer mais mulheres para esse ambiente e mostrar que isso não é um bicho de sete cabeças, não é só aplicado a startups e que dá pra usar esses conceitos e técnicas para qualquer outro negócio”, resume Paula, que também participa do Emílias Mulheres Empreendedoras, um coletivo que promove encontros para compartilhar conhecimento, experiências e incentivar a participação feminina em novos negócios.

“Queremos mostrar mostrar que o ambiente de inovação não é um bicho de sete cabeças, não é só aplicado a startups”, explica Paula Navarro, uma das organizadoras do SW Women em Chapecó. / Foto: Divulgação

“Conseguimos aumentar a participação das mulheres em função da rede de contatos de cada uma. Por menor que seja, acaba ligando pessoas de segmentos diferentes, de outros círculos de relacionamento, por meio de grupos de WhatsApp e também do trabalho de entidades, como as Associações Comerciais e Industriais e os Núcleos de Jovens Empresários, por exemplo. Assim a teia vai crescendo”.

De acordo com o Observatório ACATE, a região Oeste conta com 1.255 empresas de TI (o que representa 10,1% do volume total em Santa Catarina), que faturam R$ 1,26 bilhão/ano (a 8% da receita global do setor no estado) e empregam 4,6 mil pessoas (9,8%).

Segundo Paula, um dos principais indicadores do desenvolvimento do ecossistema local de inovação e tecnologia é a participação das principais universidades locais em eventos. “Conseguimos reunir pela primeira vez as três iniciativas de incubação em um mesmo espaço neste ano, e cada uma tem apoiado o que acontece na região”, comenta.

Para 2019, a comunidade empreendedora local deve receber também o reforço do grupo Mulheres do Brasil, coordenado nacionalmente por Luiza Trajano (Magazine Luiza), além da realização de novas edições do Startup Weekend. Outra novidade é a realização de uma turma do programa de capacitação StartupSC, do Sebrae/SC, em Chapecó a partir do ano que vem. Durante cinco meses, 10 startups do oeste vão participar de um intensivo para acelerar projetos inovadores que já estão no mercado.

Ainda há ingressos disponíveis para quem quer participar do Startup Weekend Women em Chapecó neste fim de semana, pelo link: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-women-chapeco__328427

 

Reportagem: Fabrício Rodrigues, editor SC Inova