Programa de capacitação StartupSC expande e chega a Blumenau e Chapecó em 2019

Voce está em :Home-Sociedade, StartupSC-Programa de capacitação StartupSC expande e chega a Blumenau e Chapecó em 2019

Programa de capacitação StartupSC expande e chega a Blumenau e Chapecó em 2019

Serão 50 startups selecionadas para aceleração em quatro cidades no ano que vem. Principal evento do ecossistema, o Startup Summit foi lançado ontem (20.11) e espera reunir 3,5 mil pessoas nos dias 15 e 16 de agosto

Serão 50 startups selecionadas para aceleração e capacitação em quatro cidades no ano que vem. Principal evento do ecossistema, o Startup Summit foi lançado ontem (20.11) e espera reunir 3,5 mil pessoas nos dias 15 e 16 de agosto


Por Fabrício Rodrigues, editor SC Inova

Considerado um dos principais programas de aceleração e desenvolvimento de empresas inovadoras em Santa Catarina – por onde passaram cerca de 130 novos negócios – o StartupSC expande em 2019 e terá turmas em Blumenau e Chapecó, além de Florianópolis e Joinville. Ao todo, serão selecionadas 50 startups, que vão participar do programa ao longo de cinco meses. O anúncio foi feito durante o último evento do ano do StartupSC, nesta terça-feira (20.11), em Florianópolis.

O encontro, que reuniu cerca de 400 pessoas no Centro de Inovação ACATE Primavera, antecipou outras novidades do programa do Sebrae Santa Catarina para 2019. Uma delas foi o lançamento da segunda edição do Startup Summit, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto na Capital e espera receber 3,5 mil pessoas, apresentou o gestor do programa, Alexandre Souza.

Voltando um ano no tempo, dá pra perceber como o ecossistema de tecnologia e inovação em Santa Catarina trabalha rápido: no final de 2017, no mesmo evento de encerramento do StartupSC, foi anunciada a primeira edição do Startup Summit, praticamente atendendo a um apelo da comunidade de empreendedores local para ter um evento regional. A ideia, então, era modesta: um evento com alguns dos principais founders locais para cerca de 800 pessoas.

No fim das contas, o evento reuniu 2,3 mil participantes e foi “adotado” pelo Sebrae Nacional, que dobrou a aposta para o ano que vem, aumentando a infraestrutura, do espaço de negócios à participação de convidados internacionais.

O evento, que tem 25 palestrantes confirmados, está com inscrições abertas pelo link https://summit.sebrae.com.br

CONFIRA AQUI A COBERTURA ESPECIAL DO SC INOVA
DURANTE O STARTUP SUMMIT 2018

Além do Startup Summit, a Capital vai receber uma série de eventos de inovação e economia criativa ao longo de agosto: entre os dias 09 e 18, o “Floripa Conecta” pretende trazer encontros de games, tattoo, música e outros que ainda não foram definidos. Para Marcus Rocha, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Florianópolis, é uma espécie de embrião do projeto semelhante ao “South By Southwest”, gigantesco evento que une música, cinema e tecnologia em Austin, Texas. “Queremos desenvolver não só a inovação e a tecnologia, mas também a economia da criatividade”, comenta Marcus.

 

STARTUP WEEKEND, MEETUPS E OUTROS EVENTOS RECHEIAM CALENDÁRIO

Mesmo sem a participação confirmada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Governo do Estado, que foi um dos principais apoiadores nos últimos dois anos, os Startup Weekends seguem com 15 edições no estado, em cidades como Florianópolis, Chapecó, Joinville, Blumenau, Criciúma, Tubarão, Palhoça, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, São José e Concórdia. O evento, que tem como objetivo levar educação empreendedora de maneira intensiva ao longo de um final de semana, reuniu só neste ano cerca de 1,5 mil pessoas.

Em Chapecó, Meetup do programa Startup SC reuniu cerca de 1,1 mil pessoas.

Nos Meetups – encontros regionais que incluem palestras sobre empreendedorismo, debates e happy hours – foram cerca de 2,5 mil participantes em cinco edições – 1,1 mil dessas em um único evento realizado em Chapecó. Para 2019, estão previstos seis encontros.

“O desafio é envolvermos cada vez mais as comunidades empreendedoras em todo o estado”, resume Alexandre, do Sebrae.  

OS NÚMEROS DO STARTUP SC EM 2018:

→ 6 mil empreendedores impactados;

→ 5 Meetups: 3 em Florianópolis, 1 em Joinville e 1 em Chapecó, reunindo 2.346 pessoas;

→ Missão ao Vale do Silício (Saastr Annual) com nove startups;

→ Programa de aceleração: 232 projetos aplicados, 30 startups e 110 pessoas capacitadas em Florianópolis e Joinville;

→ Startup Weekend: 15 edições e 1.458 participantes;

→ Startup Summit: 2.287 participantes, 36 expositores, 93 paineis, 142 palestrantes;