Darwin Startups lança nova empresa com foco em educação empreendedora

Voce está em :Home-Inovadores-Darwin Startups lança nova empresa com foco em educação empreendedora

Darwin Startups lança nova empresa com foco em educação empreendedora

A Origem nasceu como braço da aceleradora catarinense e já rodou programas que capacitaram no ano passado 62 startups e 164 empreendedores no norte, nordeste e sudeste do país. / Foto: Divulgação Darwin Startups

A Origem By Darwin nasceu como braço da aceleradora catarinense e já rodou programas que capacitaram no ano passado 62 startups e 164 empreendedores no norte, nordeste e sudeste do país. / Foto: Divulgação Darwin Startups


[FLORIANÓPOLIS, 05.05.2020]
Redação SC Inova,
scinova@scinova.com.br 

A aceleradora Darwin Startups, criada em 2015 em Santa Catarina e com sede também em São Paulo, lança nesta semana sua segunda spin-off, a Origem by Darwin, que tem como objetivo apoiar empreendedores e fomentar ecossistemas locais de startups por meio de iniciativas de educação.

A iniciativa surgiu como um braço da Darwin em 2018 e capacitou 10 startups em Ponta Grossa (PR). Em 2019, quatro programas rodaram em quatro cidades brasileiras nas regiões norte, nordeste e sudeste. Foram 62 startups e 164 empreendedores que tiveram acesso à metodologia de educação própria, com orientação e mentorias feitas pela equipe da Darwin, além de parceiros locais de cada um dos municípios. Em 2020 foram realizados programas nas cidades de Lages e Criciúma, como o SC Inova havia anunciado em janeiro.  

O lançamento oficial será em uma live na quinta-feira (07.05), às 18h30, no Instagram da Origem, com os CEOs da Darwin, Marcos Muller, e da Origem, André Hotta, que vão detalhar o planejamento da iniciativa ao longo do ano.

O propósito de fortalecer e capacitar o ecossistema empreendedor brasileiro para além do eixo São Paulo-Santa Catarina transformou este projeto piloto em uma spin-off. De acordo com André Hotta, “sabemos que existem diversos conteúdos e cursos sobre empreendedorismo e startups no mercado. O que estamos propondo não é apenas entregar uma curadoria de conteúdos, mas o máximo de valor por meio de uma rica experiência prática e uma comunidade de empreendedores, mentores, investidores e corporações”. 

A Origem oferece três programas diferentes: Seleção Natural, Galápagos e Expedição, que levam nomes inspirados na jornada de Charles Darwin que levou à criação da tese de evolução das espécies – no caso, adaptados à evolução de novos projetos inovadores. O Galápagos é um programa de capacitação que dura quatro semanas é voltado a startups em fase inicial (validação e primeiros clientes), com conteúdos online, atividades práticas, mentorias locais e workshops presenciais. 

O Seleção Natural é destinado para startups que já passaram pela fase de validação e estão na fase de aderência de suas soluções à necessidade do mercado (product-market fit). O Expedição, por sua vez, é um programa corporativo de capacitação empreendedora, que dura cinco semanas e será voltado a empresas de maior porte que desejam treinar colaboradores para desenvolver programas internos de inovação. 

Na visão de Marcos Mueller, CEO da Darwin, a Origem foi criada como uma spin-off para “entregar a qualidade necessária ao desenvolvimento dos empreendedores de todo o país e com dedicação total ao projeto. A educação empreendedora é um dos pilares da missão a qual a Darwin se dedica há mais de cinco anos”. A aceleradora foi eleita a melhor do país nos últimos dois anos (2018-2019) no prêmio nacional da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Esta é a segunda empresa derivada da Darwin criada em menos de um ano: em meados de 2019 surgiu a Hards, uma aceleradora dedicada a desenvolver startups com soluções de hardware, pioneira no país e sediada no Instituto da Indústria, em Florianópolis. Atualmente, sete startups estão sendo aceleradas na Hards, com soluções voltadas para apoiar a indústria no combate à Covid-19.