Especialistas e empreendedores em Santa Catarina explicam como a conexão com startups pode ser decisivo para encarar os desafios do mercado pós-pandemia.
[FLORIANÓPOLIS, 26.06.2020]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
O setor imobiliário e da construção civil era uma das apostas , no início deste ano, para a retomada da economia no país. Redução de juros, novos projetos e investimentos em inovação formavam o tripé de desenvolvimento do mercado após quase meia década de recessão .
Mas aí veio a Covid-19 e o otimismo deu lugar à incerteza: o mundo pós-pandemia vai comportar os projetos que vinham sendo desenvolvidos? Uma coisa é certa os efeitos do novo coronavírus estão impulsionando o setor que, há até poucos anos, era considerado um dos mais atrasados digitalmente.
A boa notícia é que, nos últimos três anos, o número de startups que atua no setor imobiliário e da construção civil cresceu 180% no Brasil. Segundo pesquisa da empresa de investimento Terracotta Ventures, hoje são 702 construtechs e proptechs com soluções para este mercado – em 2017 eram pouco mais de 250.
“Temos inúmeros negócios que, em outros tempos, teriam que quebrar algumas barreiras e enfrentar o status quo para se estabelecerem mas, agora em função da pandemia, viram a demanda se tornar mais urgente pela necessidade de digitalização do mercado”, conta ao SC Inova Cast o cofundador da Terracotta Ventures, Bruno Loreto. Ele destaca algumas tecnologias que ganharam aderência neste novo cenário, desde empresas que oferecem tours virtuais por imóveis a sistemas de monitoramento por imagem.
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STARTUPS AJUDAM A DAR RESPOSTA RÁPIDA AOS DESAFIOS DA COVID-19
Como mudar, em poucos dias, toda uma rotina de trabalho físico para o home-office? E como dar vazão à demanda emergencial de milhares de clientes que precisavam rever contratos? A Brognoli Negócios Imobiliários, que atua há mais de 60 anos na Grande Florianópolis, lançou mão de tecnologias e novos serviços desenvolvidos em seu hub de inovação para se adequar ao novo cenário.
“O fato de estarmos conectados a startups, que têm uma cultura mais ágil nos ajudou não só na transformação digital da empresa mas também a trazer respostas a desafios que um cenário extremo, como a pandemia, nos trouxe. tivemos mais de 2000 negociações de contratos, muitas delas feitas pela automação desenvolvida pelo nosso braço de inovação. Em duas semanas, colocamos à prova aquilo que construímos nos últimos dois anos no LinkLab, da Acate”, ressalta o CEO Eduardo Barbosa.
Neste período, a empresa mapeou mais de 700 startups, iniciou contatos com cerca de 100 e hoje está conectada com aproximadamente 35 – além disso, está criando novas empresas para levar soluções digitais ao mercado imobiliário nacional.
Confira em detalhes em nosso episódio da semana no SC Inova Cast, disponível também nas plataformas: Google Podcasts, Anchor, Radio Public e Pocket Casts.
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