Com festivais em alta, catarinense Meu Copo Eco projeta expansão de 30% em 2023

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Com festivais em alta, catarinense Meu Copo Eco projeta expansão de 30% em 2023

Pioneira na produção de copos reutilizáveis, startup de São José investe em novas tecnologias e dá primeiros passos na internacionalização com parceria na Argentina

Pioneira na produção de copos reutilizáveis, startup sediada em São José investe em novas tecnologias de produção e dá primeiros passos na internacionalização com parceria na Argentina. / Fotos: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 13.09.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Com a retomada das atividades após a pandemia, o setor de entretenimento aquece puxando uma série de novos negócios. É o caso da startup catarinense Meu Copo Eco, com sede em São José, pioneira no Brasil na produção de copos reutilizáveis e personalizados. A empresa é um termômetro sobre o quão dinâmico está o segmento de eventos, especialmente os grandes festivais: são mais de 30 mil clientes no país e projeção de crescimento em vendas de 30% neste ano.  

Criada em 2012 com o propósito de diminuir o uso de copos plásticos descartáveis e despertar a consciência do público, a empresa hoje está sob a direção dos sócios franceses Joris Fillatre e Martin Joufflineau. A demanda represada pelo período de isolamento e a busca por soluções sustentáveis e inovadoras para os eventos criou um cenário que permitiu os planos de expansão da MCE – desde a fundação, foram mais de 20 milhões de copos produzidos. 

“No setor de eventos, fomos os primeiros a parar e os últimos a voltar da pandemia”, relembra o sócio Martin Joufflineau. No período, a empresa repensou estratégias, buscou novos mercados e investiu na ampliação da estrutura: entre 2020 e 2022, o crescimento foi de 300%. 

No início de 2023, a startup inaugurou uma nova planta industrial, com cerca de 3 mil metros quadrados na cidade de São José (SC), com possibilidade de dobrar a produção. Também começou o processo de expansão internacional a partir da Argentina, onde firmou sociedade com a empresa Qero Ecovasos, também pioneira nesse produto no país vizinho, e que recebeu a tecnologia da contraparte brasileira.

A Meu Copo Eco oferece copos reutilizáveis e personalizados, disponíveis para compra ou aluguel pelos consumidores, que após o uso podem ser devolvidos para serem reutilizados novamente. Com um total de 20 milhões de copos reutilizáveis já produzidos, a iniciativa conseguiu evitar o descarte de 5 bilhões de objetos descartáveis –  em média, um copo reutilizável evita o uso de cinco descartáveis segundo os institutos Akatu e Menos 1 Lixo. Uma proposta simples e aderente às demandas do setor – o volume de material descartável chega a cair em até 80% nos eventos.

entre 2020 e 2022, o crescimento da Meu Copo Eco foi de 300%, diz o sócio Martin Joufflineau (ao centro)
Durante a pandemia, a empresa repensou estratégias, buscou novos mercados e investiu na ampliação da estrutura: entre 2020 e 2022, o crescimento foi de 300%, diz o sócio Martin Joufflineau (ao centro).

GRANDES FESTIVAIS GARANTEM ESCALA AO NEGÓCIO 

É no setor de eventos que a empresa escala o negócio, levando os copos recicláveis a grandes festivais como o Mita (SP/RJ), Lollapalooza (SP), Planeta Atlântida (RS), Arvo (SC) e MECA (MG) entre outros. Mas também atende clientes menores, como pequenos eventos e empresas, já que o processo de encomenda e personalização pode ser feito pelo site da empresa. É o que permite chegar aos mais de 30 mil clientes em todas as regiões do Brasil. 

Outra parceira é a cervejaria Heineken, que passou a utilizar os copos recicláveis em pelo menos três grandes festivais nacionais. A startup se encarrega de receber todos os copos devolvidos e condicionar para novas utilizações.

Em relação aos investimentos em maquinário, a Meu Copo Eco trouxe máquinas injetoras e equipamentos automáticos para serigrafia, permitindo a injeção e personalização dos copos – o que também reduz prazos de produção. A empresa também ampliou o espaço destinado à higienização dos copos, com a incorporação de cinco máquinas de higienização e um túnel de secagem.

“A diferença do copo está na reutilização, é um produto que não quebra e a personalização é feita para durar. Nós entendemos que reutilizar é melhor que usar uma única vez e descartar depois. Criamos uma ferramenta em que não importa a demanda do cliente, seja para um pequeno evento (a partir de 20 unidades) a um grande festival internacional, ele pode ter o seu copo personalizado e assim disseminar a cultura da sustentabilidade”, explica Martin.