Plataforma de entregas ultrarrápidas fundada em Joinville deve fechar o ano com mais de 130 mil usuários. Expectativa do CEO e cofundador Jonathan Pirovano (foto) é manter crescimento acelerado também no próximo ano.
[JOINVILLE, 07.12.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
No ano da pandemia, o comércio eletrônico global deve fechar com faturamento superior a US$ 3,9 trilhões neste ano, 16,5% superior ao de 2019. O Brasil é o terceiro país que mais compra pela internet, com quase um milhão de lojas virtuais disputando um mercado doméstico de mais de R$ 100 bilhões. A expansão deste setor impacta sobretudo nas logtechs, que despontam com entregas realizadas no mesmo dia e soluções de last mile (última etapa de transporte do produto até o consumidor).
Um cenário que vem beneficiando os negócios para a plataforma Motoboy.com, pioneira em entregas ultrarrápidas de última milha no Brasil. A empresa, fundada em 2013 em Joinville (SC), projeta dobrar o faturamento neste ano com a alta da demanda e os novos negócios em 2020.
“Estamos vivendo um dos nossos melhores momentos, com resultados e aperfeiçoamentos que nos indicam que os próximos anos serão de consolidação em nosso mercado”, explica o CEO e cofundador Jonathan Pirovano. Especializada em entregas de itens leves e documentos, a empresa atua em mais de 150 cidades de médio e grande porte de 24 estados do país, Distrito Federal e Portugal, com mais de 130 mil usuários cadastrados na plataforma.
Nos primeiros anos, a startup precisou vencer um mercado que ainda não tinha explodido no Brasil, o de aplicativos de delivery. Um teste e tanto para os sócios e cofundadores Jonathan e Rafael Perboni, diretor de Marketing. Empreendedores desde cedo – Rafael, de 39 anos, começou aos 21 anos; e Jonathan, 30, começou aos 18 – eles desenvolveram a tecnologia a partir de práticas adotadas globalmente para entregas last mile e ultrarrápidas, investindo no domínio da marca e na contratação de parceiros para realização de tarefas operacionais, modelo utilizado pela Amazon, por exemplo.
O próximo passo foi conectar clientes com perfis diversos, B2B, B2B2C e B2C, aos seus entregadores parceiros – que somam milhares de profissionais autônomos (MEIs) em todo o Brasil, com agendamento sob demanda e pagamentos por meio de cartão de crédito ou dinheiro. Outro recurso criado à época – ainda vigente – foi permitir pela primeira vez no mercado nacional tanto aos novos quanto aos clientes recorrentes a utilização de um chatbot para cotações e pedidos de entregas feitos em poucos minutos através do aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook Messenger.
“Hoje através de nossa API qualquer e-commerce ou marketplace pode oferecer cotação de frete e suporte online, agendamento automático e monitoramento via GPS para acompanhamento da entrega em tempo real. Evoluímos também para a opção de agrupamento de entregas e otimização de rotas para a redução de custos desses e-commerces”, afirma Jonathan.
O esforço surtiu efeito e, em pouco tempo, a plataforma já captou mais de R$ 1,5 milhão em investimentos, o último deles por investidores como BossaNova, Banco BMG e CNT.
“O e-commerce integrado à plataforma da Motoboy.com, consegue oferecer o serviço de entregas em até três horas aos seus clientes”, comenta o CMO Rafael Perboni. “E o sistema de priorização de chamadas dá prioridade nos serviços aos motoboys melhor avaliados na plataforma”.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES