Cidades catarinenses devem adotar tecnologias que atendam metas de sustentabilidade da ONU

Voce está em :Home-Inovadores-Cidades catarinenses devem adotar tecnologias que atendam metas de sustentabilidade da ONU

Cidades catarinenses devem adotar tecnologias que atendam metas de sustentabilidade da ONU

Inovação para smart cities precisa seguir métricas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, defendem organizadores do Summit Cidades

Projetos de inovação para smart cities precisam seguir as métricas definidas entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), defendem os organizadores do Summit Cidades 2021, que acontece dias 9 e 10 de dezembro, em Joinville. / Foto:  Gabriel Rodrigues , Unsplash 


[07.12.2021]
Por Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

Apontar como novas soluções e tendências de inteligência urbana podem ser adaptadas aos municípios catarinenses será o foco do Summit Cidades 2021, evento presencial que acontece entre 9 e 10 de dezembro, no Ágora Tech Park, em Joinville.  Sob o tema “tecnologia e inovação para desenvolver eficiência urbana”, o encontro traz ideias, conceitos, práticas e projetos com o objetivo de transformar as cidades em territórios inovadores, humanos, criativos e sustentáveis. 

Uma das ideias em debate é alinhar os projetos do setor com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), plano lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2016 e que definiu parâmetros para medir o crescimento econômico com redução da pobreza e desigualdade, além do compromisso com mudanças climáticas.

Na visão de Silvio Zancanaro, presidente do CIGA e prefeito de Campos Novos (SC), “vamos estimular também que as cidades catarinenses sejam signatárias dos ODS e que isso esteja dentro dos planos de governo dos municípios. É mais um apoio institucional e, junto com a rede de Observatórios de Santa Catarina, pensar como planificar estes indicadores e medir a evolução das cidades com dados”.

A intenção do consórcio é criar estes parâmetros no planejamento estratégico até 2030 da entidade e em cada uma das novas soluções que serão oferecidas aos municípios associados. O CIGA é o maior consórcio de tecnologia do Brasil e tem 294 municípios associados em Santa Catarina. 

“Está se falando muito no uso em veículos elétricos. E existe um ODS específico para questão do clima, eficiência energética e um método de medição. Em Barcelona, por exemplo, existe índice de eficiência energética da construção civil para cada edifício comercial”, explica o presidente do Consórcio, ao exemplificar como as cidades brasileiras podem definir bases de eficiência dentro das metas estabelecidas pela ONU.

JANELA DE OPORTUNIDADE PARA SC SER UM “SMART STATE”

“É necessário promover ações e políticas que ajudem, de um lado, gestores públicos a planejar e implementar soluções e tecnologias para as cidades, e outro, conectar empresas seja para utilização ou comercialização de serviços e produtos. Entendemos que esta é uma janela de oportunidade única para Santa Catarina, que pode impulsionar a travessia entre estado consumidor à cluster mundial de soluções para cidades, um verdadeiro Smart State” avalia Jean Vogel, presidente da Câmara de Smart Cities da FIESC e diretor de novos negócios no Ágora Tech Park. 

Com o crescente interesse do Brasil sobre smart cities, uma comitiva brasileira – e que contou com executivos e gestores catarinenses – foi à décima edição do principal evento de cidades inteligentes da Europa – o Smart City Expo, em Barcelona – para entender as principais novidades deste segmento no pós-pandemia. “O que pode ser levado de Barcelona neste ano é a inspiração. De coisas que parecem não serem possíveis de serem feitas no Brasil, mas chegando lá você vê que existem formas de materializar projetos no país”, avalia Beto Marcelino, fundador da iCities Smart Cities Solutions, um dos palestrantes do evento em Joinville. 

O Summit Cidades é uma realização conjunta da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), Câmara de Smart Cities da FIESC e Perini City Lab, ambiente de inovação para cidades inteligentes do Ágora Tech Park. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link .

O encontro vai reunir especialistas em smart cities e entidades catarinenses como o CIGA, Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA) e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), além de debates com líderes da Câmara de Cidades Inteligentes da FIESC e da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), entre outros. 

O Summit Cidades conta com patrocínio de Coringa, Digifort e Dígitro (diamante), BRDE, Lumix e TopMed (ouro), além do apoio de UFSC, CINCATARINA, iCities, Perini Business Park, ARIS e Ágora Tech Park. 

LEIA TAMBÉM: