Catarinense Smart Tour Brasil vence Prêmio Nacional do Turismo pela segunda vez

Voce está em :Home-Inovadores-Catarinense Smart Tour Brasil vence Prêmio Nacional do Turismo pela segunda vez

Catarinense Smart Tour Brasil vence Prêmio Nacional do Turismo pela segunda vez

Finalista nas três edições da premiação, startup fundada por Jucelha Carvalho (à esquerda na foto) foi reconhecida na categoria de Gestão de Dados e Inteligência em Turismo.

Finalista nas três edições da premiação, startup fundada por Jucelha Carvalho (à esquerda na foto) foi reconhecida na categoria de Gestão de Dados e Inteligência em Turismo. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 20.12.2023]
Redação SC Inova, com informações da empresa

A startup catarinense Smart Tour Brasil conquistou no último sábado (16), em Brasília, o bicampeonato do Prêmio Nacional do Turismo, reconhecimento feito pelo Ministério do Turismo às melhores práticas e talentos do setor no Brasil. Esta é a terceira final que a empresa, fundada em Florianópolis, participa.

Nesta edição, a Smart Tour ficou com o primeiro lugar na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo com o Sistema Especialista Turístico (SET), que utiliza a inteligência artificial para simular a capacidade de decisão de um especialista humano em um campo específico. 

No caso do SET, é o turismo. Com seus 250 requisitos globais para Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), o sistema aborda nove eixos: Governança, Segurança Pública, Mobilidade e Transporte, Acessibilidade Universal e Sustentabilidade, entre outros. Esta abordagem integral permite uma análise profunda do turismo, abrangendo desde padrões de visitação até tendências de consumo e comportamento dos visitantes, afirma a CEO e fundadora Jucelha Carvalho

O SET foi desenvolvido em um modelo de inovação aberta, colaborando com quatro polos tecnológicos brasileiros: Florianópolis, Belo Horizonte, Recife e recentemente no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, o que gerou uma solução adaptável, que atende às demandas de diversos destinos turísticos.

“Adotar a inovação aberta foi um passo crucial para nós”, resume Jucelha. “Isso não só enriquece o SET com diversas perspectivas e conhecimentos, mas também nos permite adaptar a ferramenta de forma mais eficaz às necessidades de diferentes destinos turísticos no Brasil. Em 2024, o SET expandirá seu alcance para o setor privado, atuando como uma ferramenta de inteligência de mercado”, antecipa. Em outubro passado, a empresa anunciou um aporte da investidora-anjo Carol Pfeiffer, jurada do programa de TV Shark Tank Brasil, para apoiar a estratégia frente ao mercado privado.

No turismo, o SET tem identificado problemas públicos, oferece insights para uma gestão turística eficiente e estratégica e mensura o impacto das ações realizadas. 

LEIA TAMBÉM: