Finalista nas três edições da premiação, startup fundada por Jucelha Carvalho (à esquerda na foto) foi reconhecida na categoria de Gestão de Dados e Inteligência em Turismo. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 20.12.2023]
Redação SC Inova, com informações da empresa
A startup catarinense Smart Tour Brasil conquistou no último sábado (16), em Brasília, o bicampeonato do Prêmio Nacional do Turismo, reconhecimento feito pelo Ministério do Turismo às melhores práticas e talentos do setor no Brasil. Esta é a terceira final que a empresa, fundada em Florianópolis, participa.
Nesta edição, a Smart Tour ficou com o primeiro lugar na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo com o Sistema Especialista Turístico (SET), que utiliza a inteligência artificial para simular a capacidade de decisão de um especialista humano em um campo específico.
No caso do SET, é o turismo. Com seus 250 requisitos globais para Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), o sistema aborda nove eixos: Governança, Segurança Pública, Mobilidade e Transporte, Acessibilidade Universal e Sustentabilidade, entre outros. Esta abordagem integral permite uma análise profunda do turismo, abrangendo desde padrões de visitação até tendências de consumo e comportamento dos visitantes, afirma a CEO e fundadora Jucelha Carvalho.
O SET foi desenvolvido em um modelo de inovação aberta, colaborando com quatro polos tecnológicos brasileiros: Florianópolis, Belo Horizonte, Recife e recentemente no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, o que gerou uma solução adaptável, que atende às demandas de diversos destinos turísticos.
“Adotar a inovação aberta foi um passo crucial para nós”, resume Jucelha. “Isso não só enriquece o SET com diversas perspectivas e conhecimentos, mas também nos permite adaptar a ferramenta de forma mais eficaz às necessidades de diferentes destinos turísticos no Brasil. Em 2024, o SET expandirá seu alcance para o setor privado, atuando como uma ferramenta de inteligência de mercado”, antecipa. Em outubro passado, a empresa anunciou um aporte da investidora-anjo Carol Pfeiffer, jurada do programa de TV Shark Tank Brasil, para apoiar a estratégia frente ao mercado privado.
No turismo, o SET tem identificado problemas públicos, oferece insights para uma gestão turística eficiente e estratégica e mensura o impacto das ações realizadas.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES