Soluções ajudam viajantes, empresas e governos a tomar decisões por meio de uso de dados e tecnologias emergentes, como a IA. Cases foram apresentados em evento recente em Florianópolis (foto). / Crédito: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 28.06.2023]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
De que maneira o avanço tecnológico em mercados como turismo e transporte traz também benefícios às cidades com este potencial de negócio? Neste ano, algumas startups que atuam nestas áreas vem apresentando novos produtos e serviços que já são utilizados por viajantes, empresas de todos os portes, governos e entidades de turismo.
O tema foi debatido no painel “Impulsionando a Economia Local: Tecnologia e Inovação como Vetores de Crescimento no Turismo”, realizado no primeiro dia do Summit Cidades 2023, evento que encerra nesta quarta (28), em Florianópolis,
Lançada em maio deste ano durante o maior evento de tecnologia do país, o WebSummit Rio, a catarinense TravelBI é uma solução de inteligência de negócios (business intelligence) que ajuda empresas do mercado rodoviário a entender mais profundamente o comportamento do viajante e usar estas informações para tomada estratégica de decisões, como: expansão de rotas, disponibilidade de serviço e precificação dinâmica. “As empresas que ainda estão presas à forma tradicional de operar vendendo passagens no guichê físico, com preços tabelados e rotas bem definidas, estão perdendo mercado e correm um sério risco de serem deixadas para trás”, explica o CEO José Almeida.
O TravelBI surgiu a partir de outra startup manezinha, a BuscaOnibus, primeiro metabuscador do mercado rodoviário do Brasil, que já atendeu mais de 600 milhões de pesquisas por viagens no Brasil e América do Sul. Neste mês de junho, a BuscaOnibus passou a integrar inteligência artificial em sua plataforma para responder, usando algoritmos generativos, dúvidas dos viajantes que buscam passagens no sistema, que integra dados de mais de 250 viações do país.
![TravelBI, plataforma de inteligência de negócios para o mercado rodoviário](https://scinova.com.br/principal/wp-content/uploads/2023/06/TRavelBI_websummit_menor.jpg)
INTELIGÊNCIA PARA GESTÃO TURÍSTICA
Outro exemplo consolidado é o da startup Smart Tour, criada em Florianópolis em 2018 e que fornece soluções tecnológicas de gestão turística para governos de todas as esferas. “Nosso foco está em ajudar a otimizar a gestão turística, oferecendo dados em tempo real e de alta qualidade que são essenciais para a tomada de decisões eficazes”, resume a CEO Jucelha Carvalho.
Primeira empresa a ter um projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Inovação de Florianópolis, A Smart Tour lançou recentemente o Sistema Especialista Turístico (SET), um sistema especialista que usa inteligência artificial para resolver problemas complexos que normalmente requereriam a intervenção de um humano especializado. “Os gestores têm acesso a um painel de controle que fornece dados detalhados sobre o fluxo turístico, o perfil de consumo e o comportamento dos turistas, e as avaliações de qualidade dos serviços oferecidos na cidade”, explica a empreendedora.
![Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour](https://scinova.com.br/principal/wp-content/uploads/2023/06/jucelha_smarttour2023_menor.jpg)
TECNOLOGIA PARA GOVERNO E MERCADO PRIVADO
Também na área de gestão de dados para destinos turísticos, a Toordata surgiu em Florianópolis, em 2020, com uma solução voltada a governos municipais e hoje também está desenvolvendo soluções para o mercado privado de turismo. “Concentramos em um único ambiente diversas camadas de dados do inventário turístico de um território para utilização de forma estratégica: desde dados gerais (educação, economia) a ofertas turísticas (atrativos, alimentos e bebidas, meios de hospedagem), inteligência de dados sobre empregos e empresas do setor, além do ambiente de pesquisas de demanda”, explica o CEO Carlos Cappelini, um dos sócios-fundadores ao lado de Leo Diniz Treulieb e Renato Tristão.
A empresa – que conta com 26 municípios como clientes e pretende chegar até o final deste ano a um total de 100 clientes no B2G e 150 no mercado privado – deve lançar no segundo semestre uma ferramenta de inteligência artificial para melhorar a performance da plataforma. Com esses serviços, diz o CEO, a Toordata espera crescimento de 150% no faturamento neste ano.
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