Criada em 2018 como um produto da Supero Tecnologia, a startup se tornou uma spin-off em 2020 e hoje desenvolve infraestrutura tecnológica para integrações com alta complexidade. Na foto, Eduardo Pugliesi (COO) e os co-fundadores Valdemir Silveira (CEO) e Alexandre Zanelatto (CTO). / Foto: Paulinho Sefton
[FLORIANÓPOLIS, 27.06.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A APIPASS, uma plataforma de integração como serviço (iPaaS) que nasceu como um produto da empresa catarinense Supero Tecnologia, anunciou um aporte de R$ 4,5 milhões por parte da nstech Ventures, um hub de soluções voltado a logística e mobilidade. A startup desenvolve uma infraestrutura (em nuvem ou com uso de software local) para integrações entre sistemas que demandam alta complexidade.
Criada em 2018, a APIPASS virou uma spin-off em 2020 e, no ano seguinte, recebeu aporte do Grupo Supero para completar o processo. No ano passado, teve um crescimento de 415% no faturamento e 144% no número de clientes, entre eles o Grupo Moura, ENGIE, Copercampos, Truss e Posthaus.
As negociações do investimento começaram em fevereiro deste ano. Boa parte do capital recebido será dedicado ao desenvolvimento do setor comercial e marketing, além da contratação de mais 30 pessoas. A empresa também vai realizar um evento em Florianópolis (SC) sobre APIs (Interface de Programação de Aplicações) e low-code, com objetivo de ampliar e fortalecer as conexões no segmento. Por fim, o investimento também será utilizado para desenvolvimento de produto.
Segundo Valdemir Silveira, co-fundador e CEO da startup, o aporte “ampliará o contato com mais de 45 mil clientes presentes na base da nstech. Isso será fundamental para atrair empresas para um modelo que embarca integrações prontas de forma nativa na solução da empresa, ligando ERPs, CRMs e plataformas de e-commerce de forma rápida e simples. Também iremos aumentar nossa equipe e, até o fim do ano, a expectativa será triplicar o faturamento”.
VALIDAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE MERCADO
Valdemir era o líder de desenvolvimento do projeto dentro da Supero, em 2018, que contava com a colaboração direta com o arquiteto de software Alexandre Zanelatto. Em março de 2019, o produto tornou-se a APIPASS, uma nova startup com co-fundação de Silveira, atuando como Diretor Executivo (CEO), e Zanelatto como Diretor Técnico (CTO). Posteriormente, em agosto de 2021, Eduardo Pugliesi juntou-se ao time de executivos como Diretor de Operações (COO).
Ao longo de 2018 e fim de 2019, a startup se dedicou ao desenvolvimento de uma Plataforma de Integração como Serviço ou iPaaS (Integration Platform as a Service), com modelo de negócios B2B. O enfoque é principalmente a negócios que trabalham com processos complexos, originados em diversos sistemas e com alta demanda de escalabilidade. A solução também auxilia empresas a migrarem para o digital, oferecendo integrações para e-commerce e marketplace.
Nesse período, a startup passou pela validação do mercado, atendendo as dores em um segmento de tecnologia que presta serviço de infraestrutura para outras empresas. “Criamos uma plataforma com navegação simples e intuitiva, com uso de plug-and-play e processos de low code com que acelera em até 15 vezes o tempo de desenvolvimento de uma integração”, explica Alexandre Zanelatto, co-fundador e CTO da APIPASS. A empresa também oferece um modelo mais completo e sob demanda, com solução embarcada no sistema operacional do cliente.
Em 2020, a APIPASS separou-se da empresa onde surgiu, mantendo apenas a ligação ao Grupo Supero, de quem recebeu o primeiro capital para o desenvolvimento.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES