Parque tecnológico com sede em Joinville fortalece ações para levar estudantes ao ambiente de tecnologia – ao mesmo tempo, apoia iniciativas de inovação em saúde, indústria 4.0 e cidades inteligentes. / Foto: Divulgação
[JOINVILLE, 28.03.2023]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
Há quatro anos, o ecossistema de inovação de Joinville ganhava um de seus pilares: no dia 28 de março de 2019, a comunidade empreendedora do Norte catarinense celebrou o início das operações do Ágora Tech Park, um parque tecnológico instalado em um dos maiores centros industriais da América do Sul – o Perini Business Park – e que veio para materializar as ações do emergente mercado de tecnologia e inovação da região.
O Ágora chega ao seu quarto aniversário com mais de 100 operações instaladas, entre startups, empresas de médio e grande porte, players como Sebrae, Fiesc, ACATE, ABII, Abimaq, Comunitech, Join.Valle, Softville, entre outros, além de projetos estruturantes em áreas como indústria 4.0, saúde, educação empreendedora e cidades inteligentes, que conectam as diversas hélices da inovação: universidade, mercado, setor público e comunidade.
Ao todo, os negócios instalados no espaço inovador somam 1.418 postos de trabalho e faturamento de R$ 790 milhões – o que equivale a 2,3% do PIB de Joinville, o maior de Santa Catarina e é 58% superior à média dos parques tecnológicos do país. “O desafio é manter o ritmo e expandir nossa atuação, nos conectando, cada vez mais, com outros ecossistemas. Estamos consolidando um modelo de cocriação que ainda está no começo da jornada. O Ágora será, sempre, um ‘organismo’ que materializa a inovação”, ressalta Emerson Edel, diretor presidente do Instituto Ágora.
Um dos focos do empreendimento neste ano é fortalecer a conexão com a sociedade e a comunidade acadêmica, comenta o diretor executivo Ricardo Fantinelli. “Nosso desafio, como parque tecnológico, é fortalecer cada vez mais o senso de comunidade e cooperativismo, por meio da conexão de talentos, ideias e capital. Assim, podemos dar suporte e atender desde novos empreendedores até grandes corporações, transformando ideias em negócios de alto impacto e promovendo o desenvolvimento sustentável regional”.
CONEXÃO COM O CICLO EDUCACIONAL
O Ágora Tech Park tem como um de seus membros-fundadores a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Joinville e tem fortalecido nos últimos anos parcerias com diversas entidades de ensino superior do Norte catarinense, entre elas Univille, Inovaparq, UDESC e Católica de Santa Catarina – além de instituições de outras cidades, como a aceleradora HotMilk (Curitiba), o Pollen Parque Tecnológico (Chapecó) e o NoVale Hub (Jaraguá do Sul).
Recentemente, o parque lançou a nova edição do programa Liga Ágora, que selecionou 14 universitários de cinco instituições e de 11 cursos diferentes da região de Joinville, para trazer a visão da Academia para dentro da realidade do ecossistema de inovação. No primeiro ano de atividade, o programa reuniu 19 universitários, sendo que 58% deles foram alocados no mercado após a participação, e resultou em sete projetos desenvolvidos por eles em conjunto com empresas locais.
Outras iniciativas que conectaram o ambiente acadêmico ao ecossistema foram o Ágora.Cases – em que grupos de 10 universidades apresentaram pitches de projetos internos a 18 grandes empresas da região, gerando dezenas de conexões entre empreendedores, estudantes e professores; e o Experts, programa que fornece ferramentas para ajudar docentes a explorar desafios e oportunidades de negócio – participaram 70 professores de cinco universidades e foram criadas duas startups a partir do programa.
Em 2023, a iniciativa chega também ao Ensino Médio, por meio de parceria com o colégio Bom Jesus (Bonja), que vai selecionar estudantes do 2o. e 3o. anos para estarem conectados ao ecossistema. “Nosso propósito é criar uma oportunidade para estes jovens que estão enxergando o mundo de uma forma diferente, de um mundo em transformação. Percebemos que existe um potencial que pode ser explorado e a proposta do Ágora é estar próximo das instituições de ensino, aproximando a academia ao mercado”, destaca Modesto H. Ferrer, diretor técnico do Ágora Tech Park e professor no campus da UFSC de Joinville.
O próximo passo do é a construção do quarto prédio, o Ágora.UNI, que deve ser concluído até o início de 2024 e que prevê um projeto de living lab (laboratório aberto de inovação) no qual startups, universidades, grandes empresas (corporates) e governo podem trabalhar em conjunto no desenvolvimento de ideais e novos projetos alinhados às especializações do Centro de Inovação de Joinville.
Como resume Altair Assumpção, presidente do Conselho de Administração do Ágora, “através da cooperação e do diálogo, avançamos muito em parcerias, unindo as principais instituições de ensino de Joinville em iniciativas que beneficiam a todos, trazendo novos players para a construção de uma jornada de empreendedorismo e aprendizado, e assim nos tornando um ponto de encontro para a comunidade. Nosso sonho grande é ser cada vez um hub de encontros, de ideias que se tornam realidade, de negócios em expansão, e de pessoas que se desenvolvem e conquistam seus objetivos”.
CONFIRA O VÍDEO ESPECIAL DE 4 ANOS DO ÁGORA TECH PARK
Conteúdo oferecido por
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES