A ShiftT, que tem inscrições abertas para a segunda turma, fará eventos em sete estados para captar novos projetos. Quatro startups, como a Exy (foto), já estão no programa da multinacional de fundição catarinense. / Foto: Divulgação
[JOINVILLE, 22.07.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A ShiftT, aceleradora de startups da Tupy, multinacional brasileira da área de fundição e que tem sede em Joinville, abriu as inscrições para seu segunda turma e vai rodar o país buscando projetos inovadores em diversos ecossistemas. Estão confirmados roadshows em Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.
Agora, além de startups brasileiras, podem participar também de outros países. No primeiro ciclo, foram mais de 100 inscritas de todas as regiões do Brasil – o prazo encerra no dia 31 de agosto e as inscrições podem ser feitas pelo site: shiftT.com.br.
Atualmente, quatro empresas estão sendo aceleradas pela ShiftT:
- Exy: criadora de um exoesqueleto vestível que contribui com a ergonomia do colaborador;
- Green Fuel: criou um sistema para motores à combustão, que reduz a emissão de gases e o consumo de combustível, por meio do uso do hidrogênio;
- Hedro: possui tecnologias para instrumentar ambientes industriais, comerciais e rurais com sensores inteligentes sem fio;
- Pix Force: desenvolve soluções de visão computacional e visão de máquina, baseadas em inteligência artificial e machine learning.
“O que despertou maior interesse no programa de aceleração da ShiftT foi a oportunidade de parceria com uma grande empresa, que tem elevada credibilidade na indústria. Nossa expectativa é somar competências para entrar no mercado com um produto novo, que promove ganho de competitividade para os clientes e contribui com meio ambiente. Para isso, temos que superar os desafios associados a todas as inovações e a ShiftT tem sido muito importante nessa trajetória”, explica Marcos César Pereira da Silva, CEO da Green Fuel.
Os projetos e iniciativas relevantes anunciadas pela Tupy no último ano, como as parcerias em reciclagem de baterias, projetos que habilitem o uso de novos combustíveis, como o hidrogênio, lançamento do Portal de Inovação Aberta, entre outras, ampliam o campo de atuação e as possibilidades de codesenvolvimento e inovação com as startups aceleradas.
“A ShiftT possui um modelo de operação diferente de outras aceleradoras. Além dos benefícios convencionais (provas de conceitos remuneradas, por exemplo), a conexão com os profissionais e conhecimentos da Tupy elevam ambos os lados para outro patamar de atuação e resultados”, diz Daniel Moraes, Head de Inovação e Transformação Digital da Tupy.
As áreas de interesse são sinergia com o core business da Tupy, desenvolvimento sustentável, digital e indústria 4.0 e modelos de negócios inovadores. O programa da ShiftT é equity free e os empreendedores selecionados vão passar por mentorias exclusivas, aplicadas por cerca de 30 profissionais da companhia.
SIGA NOSSAS REDES