Accenture anuncia compra da Pollux, de Joinville (SC), que fornece soluções de robótica para indústria

Voce está em :Home-Joinville, Negócios-Accenture anuncia compra da Pollux, de Joinville (SC), que fornece soluções de robótica para indústria

Accenture anuncia compra da Pollux, de Joinville (SC), que fornece soluções de robótica para indústria

“Podemos oferecer transformação completa em manufatura e logística”, comenta o fundador da Pollux, Jose Rizzo Hahn Filho (foto).

Objetivo da gigante global é expandir portfólio para indústrias de bens de consumo, farmacêutica e automotiva. “Podemos oferecer transformação completa em manufatura e logística”, comenta o fundador da Pollux, Jose Rizzo Hahn. / Foto: Pollux (divulgação)


[JOINVILLE, 01.03.2021]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br 

A Accenture, multinacional líder em consultoria de gestão, TI e outsourcing, divulgou nesta segunda-feira (01.03) a aquisição da Pollux, empresa brasileira que desenvolve soluções de robótica industrial e tem sede em Joinville (SC). A aquisição, de acordo com a gigante global, tem como objetivo expandir o portfólio da Accenture a clientes nas indústrias de bens de consumo, farmacêutica e automotiva e os valores não foram divulgados. Esta é a primeira aquisição da empresa de um provedor de soluções de robótica industrial. 

A Pollux, fundada em 1996 pelo engenheiro José Rizzo Hahn Filho, está sediada no Perini Business Park e atua com soluções de projeto e implantação de linhas de montagem funcionais que incluem robôs, hardware e software. Além disso, também oferece serviços de análise visual, robôs móveis autônomos e robôs como um serviço para lojas e depósitos. 

Nos últimos dois anos, a empresa consolidou sua atuação fora do país, com negócios em 12 países e unidades nos Estados Unidos, México, Canadá e Equador – ao todo, já implantou mais de mil projetos de automação e indústria 4.0 no continente. Segundo comunicado da Accenture, os 290 profissionais da Pollux passam a fazer parte do grupo Industry X, que incorpora inteligência para administração de plantas industriais. 

“A automação e a colaboração homem e máquina estão transformando digitalmente as operações de manufatura e cadeia de suprimentos para serem mais flexíveis, resilientes, sustentáveis ​​e seguras, e para atender melhor às demandas em constante mudança dos clientes”, resume o líder global da Accenture Industry X, Nigel Stacey. 

CONEXÃO HOMEM E MÁQUINA PARA TRANSFORMAR MANUFATURA E LOGÍSTICA

“Como parte da Industry X, podemos oferecer a transformação completa dos processos de manufatura e logística. Combinar inovações de TI com automação industrial pode permitir novos modelos de negócios poderosos. Um exemplo: a compra de um consumidor em casa imediatamente poderia acionar o próximo movimento de um robô em uma fábrica do outro lado do planeta”, avalia Rizzo, que também preside a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), entidade com sede em Joinville.  

A necessidade de transformação digital da indústria – acelerado com o cenário da pandemia – fez a Pollux crescer mais de 300% no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior – e mais da metade destes novos negócios foi para clientes internacionais. 

Para a Accenture, a expertise da empresa brasileira vai complementar os serviços de consultoria de indústria e TI com uso de inteligência aplicada. “Essa combinação nos permitirá fornecer cadeia de suprimentos e orquestração de operações em tempo real com funções de manufatura flexíveis para nossos clientes”, afirmou em comunicado o líder da Accenture Industry X na América Latina, Renato Improta. 

LEIA TAMBÉM: