De acordo com pesquisa nacional, área de Product Management (Gestão de Produto) é uma das mais valorizadas do setor de TI. Santa Catarina ocupa a segunda colocação no ranking, atrás de São Paulo. / Foto: Airfocus (Unsplash)
[FLORIANÓPOLIS, 07.12.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Enquanto o setor de tecnologia demanda a atenção para a falta de programadores e desenvolvedores, uma outra profissão que está em alta no mercado chama a atenção pela forte valorização e salários médios. Trata-se da área de Product Management (Gestão de Produtos), que envolve cargos como Product Manager, Product Owner, Lideranças de Produto, Product Designer e Business Analytics.
Segundo a pesquisa nacional Panorama de Product Management no Brasil (2022-2023), realizada pela PM3 – escola referência em educação de produtos digitais do Brasil – houve um aumento generalizado dos salários entre 2022 e 2021, com diminuição do percentual de profissionais que ganham entre R$ 2.000 e R$ 12.000 e aumento nas faixas salariais maiores, a partir de R$ 12.001 e até mais de R$ 30 mil.
A média salarial da área de Product Management ficou em R$ 12.147, um aumento de 20% comparado com 2021, que foi de R$ 10.092. O cargo de Product Manager teve um aumento relativo ainda maior, de 30%, indo de R$10.056 em 2021 para R$ 13.056 em 2022.
Na divisão por estados, Santa Catarina ocupa o segundo lugar. Em primeiro está São Paulo, que paga o maior salário: a média é de R$ 13.399, sendo que a maior fatia dos respondentes da pesquisa (20,3%) recebem entre R$ 15.000 e 20.000. Em SC, a média é de R$ 12.163 e a maior fatia dos respondentes (38%) recebem entre R$ 8.000 e 12.000.
“O mercado de Produto acompanha o de Tecnologia. Da mesma forma que há uma demanda crescente por desenvolvedores, as empresas estão identificando a necessidade de ter um time focado na gestão de produto. Ou seja, as organizações estão entendendo que existem variáveis em torno da criação de um produto digital, que tornam complexo o processo de conectar os interesses do negócio à dor do usuário. Por essa razão, profissionais da área tendem a ser mais valorizados, principalmente se considerarmos uma função como a de Product Manager, que exige um perfil generalista e dotado de habilidades diversas”, explica Marcell Almeida, CEO da PM3.
O levantamento foi realizado em agosto com mais de 2 mil respondentes e trouxemos insumos interessantes sobre a área de Produtos e o profissional de Product Manager, uma das mais demandadas dentro do LinkedIn, com cerca de 1.300 oportunidades em aberto.
SIGA NOSSAS REDES