[OPINIÃO] A importância dos eventos para os ecossistemas de inovação

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[OPINIÃO] A importância dos eventos para os ecossistemas de inovação

Encontros precisam, também, ser parte de uma estratégia do ecossistema para fortalecer as redes entre os atores locais,

Encontros precisam, também, ser parte de uma estratégia do ecossistema para fortalecer as redes entre os atores locais, além de ampliar as conexões com potenciais parceiros de outras localidades. / Foto: Fabrício Almeida (Startup Summit 2023)


[21.09.2023]

Por
Marcus Rocha, especialista em Ecossistemas e Habitats de Inovação e gerente de Inovação e Startups do Sebrae/SC. Escreve sobre o tema no SC Inova.

Recentemente foi realizada a 6ª edição do Startup Summit, em Florianópolis, a maior já realizada. Durante três dias, passaram pelo evento 10 mil participantes, sendo que mais de 3 mil deles eram empreendedores de startups. Destaca-se também a presença relevante de executivos de fundos de investimentos e empresas estabelecidas (as chamadas “corporates“, no jargão da inovação), além de representantes de diferentes esferas do poder público, posicionando o evento com destaque no calendário nacional.

Esta também foi a edição mais internacional do evento, cujo encerramento contou com o conhecido Eric Ries, autor dos livros A Startup Enxuta e O Estilo Startup, dois best sellers do mundo da inovação. Além dele, nomes como Tim Ash (autor de A Mentira da Racionalidade e Landing Page Optimization) e Deborah Perry Piscione (autora de Os Segredos do Vale do Silício e The People Equation) também estiveram presentes.

Em Santa Catarina, são realizados diversos eventos relacionados ao tema da inovação que podem ser destacados: HJ (Concórdia), ExpoInovação (Joinville), Oktober Tech Week (Blumenau), ExpoMais (Criciúma), Orion Week (Lages), entre outros. Nota-se que há eventos em todas as regiões do estado.

Nota-se também que, com o fim da pandemia do Covid-19, os eventos presenciais voltaram com força total. Como a inovação é um fenômeno bastante social, as interações entre as pessoas são um componente importante. Mesmo com as facilidades disponibilizadas pelas tecnologias digitais, não há dúvida que elas ainda estão longe de proporcionar a mesma riqueza de interatividade dos encontros face-a-face. Nesse sentido, as transmissões online de eventos vieram para ficar, mas elas não conseguem provocar as mesmas interações sociais que acontecem nas áreas de feiras, cafés, happy hours, almoços, jantares e afins.

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Cabe destacar os benefícios que eventos como esses podem causar nos respectivos ecossistemas de inovação onde são realizados. O primeiro – e talvez mais óbvio – é que esses eventos promovem a capacitação dos atores locais. Ao convidar ou contratar palestrantes, painelistas e moderadores de outros ecossistemas – especialmente aqueles com maior maturidade – os conteúdos que são compartilhados passam a servir como fontes de referência e inspiração para as lideranças e empreendedores locais.

Importante destacar que é importante ter um cuidado especial com os conteúdos apresentados nos eventos. Devem ser abordados assuntos que sejam de interesse dos atores locais do ecossistema de inovação, vinculados aos setores tecnológicos estratégicos, e sempre a partir de linhas de conteúdo interconectadas. Para as apresentações é fundamental buscar boas referências sobre os palestrantes, painelistas e moderadores, que também devem receber orientações para adaptar seus conteúdos e linguagens de forma que o público tenha o melhor aproveitamento possível daquilo que será compartilhado.

UMA “DESCULPA” PARA DEIXAR DE LADO A ROTINA DE TRABALHO

Outro ponto importante relacionado aos eventos é que eles criam uma “desculpa” para que as pessoas deixem suas rotinas de trabalho, se desloquem a um único local e passem algumas horas dedicadas a essas atividades. Isso gera uma série de trocas de informações e insights, com o potencial de gerar novos projetos e iniciativas. Isso ajuda muito a reforçar as redes e parcerias locais, que são fundamentais para a geração de empreendimentos inovadores, especialmente sob a ótica das estratégias e processos de inovação aberta.

Também não se pode esquecer que, para que a promoção do empreendedorismo inovador aconteça de forma efetiva, é fundamental proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de negócios. Então, além de trazer conteúdos para os participantes, gerando capacitação, os eventos devem prever espaços e dinâmicas para oportunizar interações para gerar negócios, conectando startups, empresas estabelecidas, fundos de investimentos, instituições de ciência e tecnologia, entre outros atores relevantes nesse sentido. Aliás, essas conexões podem inclusive acontecer com os palestrantes convidados, oportunizando trocas de ideias com maior tempo e profundidade com os atores locais, aumentando o nível de compartilhamento e formação de redes de relacionamento visando o desenvolvimento de negócios.

À medida em que um evento passa a se consolidar, ele passa a ser atrativo não apenas para os atores do ecossistema local de inovação, mas também para pessoas de outras regiões, seja do próprio estado, país e até mesmo internacionalmente. Cabe destacar que isso não acontece da noite para o dia, e depende de diferentes fatores tais como a competência dos promotores do evento, a qualidade dos conteúdos e atividades, o tamanho do evento, os negócios gerados, o engajamento da comunidade local de empreendedores, entre outros.

Um dos primeiros benefícios que os eventos trazem à região é a capacitação dos atores locais.
Um dos primeiros benefícios que os eventos trazem à região é a capacitação dos atores locais. Na foto, o tradicional ExpoInovação em Joinville. Foto: Max Schwoelke.

Ao atrair atores de outros ecossistemas, sejam regionais, nacionais e até mesmo internacionais, os impactos do evento são ampliados, principalmente se gerarem resultados concretos, sejam na forma de negócios, investimentos ou projetos. Inclusive, tais consequências passam a reforçar a necessidade da realização de novas edições nos anos seguintes.

Eventos de inovação também trazem impactos positivos em outras áreas, pois incentivam o turismo e o comércio local. Empresas de transportes, hotéis, bares, restaurantes, mercados, e lojas passam a ter novas fontes de receitas com os frequentadores de cada evento, ajudando a extrapolar os efeitos para outros mercados, e colaborando com o desenvolvimento econômico local. Além disso, os atores desses setores também passam a entender a importância da inovação, com o potencial de embarcarem no ecossistema local.

Nota-se, portanto, que os eventos têm o potencial de movimentar e acelerar os seus respectivos ecossistemas locais de inovação. Percebe-se, também, que eles precisam ser parte de uma estratégia do ecossistema para fortalecer as redes entre os atores locais, além de ampliar as conexões com potenciais parceiros de outras localidades, nacionais ou até mesmo internacionais. 

Por fim, considerando a quantidade cada vez maior de “Summits”, cada ecossistema deve pensar estrategicamente quais serão as temáticas principais dos seus respectivos eventos. Quanto mais genérico for, menor será a atratividade e o benefício para o ecossistema local, e maior a dificuldade para atrair público. Portanto, deve-se pensar bem sobre os desafios locais e as oportunidades para criar algo único, que chame a atenção das lideranças locais e regionais, para que dediquem tempo e recursos durante alguns dias com o objetivo de promover o empreendedorismo inovador.

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