Metodologia usada pela pré-incubadora catarinense Cocreation Lab virou evento de dois dias em Florianópolis, e premiou melhores propostas inovadoras voltadas a negócios internacionais. / Foto: Agência SC Inova
[FLORIANÓPOLIS, 17.05.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Uma plataforma em blockchain, que agiliza o fluxo de documentação do processo de importação e exportação foi a vencedora do TXM Challenge, desafio entre startups que participaram do TXM Summit no evento de internacionalização FIN Business Forum, encerrado na quinta-feira (12) à noite em Florianópolis. A startup Multiação, composta por colaboradores da empresa de logística Multilog, de Itajaí (SC), recebeu R$ 10 mil pela solução.
Durante 24 horas, várias equipes participaram de um hackathon com foco em negócios internacionais, enquanto no mesmo ambiente mais de 20 palestrantes abordaram cases de negócio, empreendedorismo e novas tecnologias. Os times tiveram acesso a mentorias, palestras e atividades para consolidar um negócio e apresentar em um pitch de quatro minutos – ao final, cinco se apresentaram, buscando um prêmio total de R$ 17,5 mil para os três primeiros colocados.
Também foram premiadas a Makai, plataforma digital e hub de distribuição que pretende reunir pequenos artesãos e empreendedores que já estão no mercado; e a ConLasting, que defendeu a criação de um container ecológico, feito por um plástico derivado da cana de açúcar – projeto de alunos da SATC, escola técnica referência em Criciúma. Outros dois projetos envolveram uma plataforma para auxiliar produtores agrícolas a exportar e uma solução de reciclagem de resíduos em eventos.
“Além do networking criado, tivemos debates importantes, que evidenciam a qualidade da inovação e a importância de investir em ideias”, avalia o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, Coordenador Geral e Fundador do Cocreation by TXM. O evento foi concebido e desenvolvido em pouco mais de um mês, comentou Salomão, e deve se repetir como um “festival itinerante” pelo estado. Nesta primeira edição, os parceiros foram Sebrae, Fecam, Vibe Tecnologia, Unifique e Câmara de Comércio Brasil Portugal.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES