Multinacional suíça Givaudan adquire 48% da Nanovetores, de Florianópolis

Voce está em :Home-Negócios-Multinacional suíça Givaudan adquire 48% da Nanovetores, de Florianópolis

Multinacional suíça Givaudan adquire 48% da Nanovetores, de Florianópolis

Empresa de nanotecnologia fundada em 2009 por Betina Zanetti e Ricardo Ramos agora tem a líder global de ingredientes cosméticos como sócia.

Empresa de nanotecnologia fundada em 2009 pelos empreendedores Betina Zanetti Ramos e Ricardo Ramos agora tem a líder global de sabores, fragrâncias e ingredientes cosméticos como sócia. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 02.02.2022]
Redação SC Inova, com informações de agências

O grupo suíço Givaudan, líder global no desenvolvimento de sabores, fragrâncias e ingredientes cosméticos, adquiriu 48% da empresa catarinense Nanovetores, fundada em 2009 e que desenvolve tecnologia proprietária de encapsulação de materiais para produtos de saúde, higiene, beleza e bem-estar. 

Com clientes em vários países e sede em Florianópolis, a Nanovetores tem como sócios fundadores a dra. Betina Zanetti Ramos – que deixou a carreira acadêmica para empreender – e o marido Ricardo Henrique Ramos. A tecnologia pioneira da empresa tem como conceito a nanotecnologia sustentável: partículas minúsculas de ativos orgânicos (óleos, vitaminas, repelentes naturais etc) concentrados e protegidos em cápsulas, livres da ação de oxidantes e que podem durar muito mais – e serem mais eficazes – do que cremes, loções e outros produtos feitos de maneira convencional. 

 “Os processos de concepção e fabricação de produtos da Nanovetores, que utilizam solventes à base de água e excluem solventes orgânicos, foram desenvolvidos com base nos princípios de química verde”, ressalta a Givaudan em um comunicado.

A estratégia é ampliar a atuação do grupo no segmento Active Beauty, reforçando, em particular, a capacidade da empresa na área de encapsulação de ativos cosméticos. A companhia conta com 16 mil colaboradores mundo afora e registrou receitas de 6,3 bilhões de euros em 2020. 

“A Nanovetores oferece uma expertise complementar em matéria de vetorização e encapsulação de ingredientes ativos cosméticos, bem como um precioso know-how para desenvolvê-los da forma mais sustentável possível”, explica Maurizio Volpi, presidente da Givaudan. 

A empresa catarinense conta hoje com 56 funcionários e sede no Sapiens Parque, no norte de Florianópolis. Desde sua fundação, já recebeu investimentos de diversos fundos nacionais (Criatec, Finep e BNDES), além de ter captado outros R$ 3,5 milhões em subvenção por meio do Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). 

Para Paulo Tomazela, sócio-fundador da KPTL (que gerencia o Fundo Criatec), o aporte feito em 2014 na Nanovetores “serviu para testar a tecnologia no mercado, o que foi conseguido com sucesso, pois a companhia cresceu forte nos últimos anos. Agora com a chegada de um multinacional com canais de distribuição fortes e um centro de tecnologia muito avançado, esperamos que esse potencial da Nanovetores seja ampliado”.