Refera, plataforma de gestão de manutenção e rescisões para imobiliárias, nasce com investimento de R$ 1 milhão

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Refera, plataforma de gestão de manutenção e rescisões para imobiliárias, nasce com investimento de R$ 1 milhão

Startup fundada por Feilippe Ferreira e Lucas Madalosso, quer levar tecnologia e metodologia para empresas transformarem setor de manutenção em fonte de receita.

Proposta da startup, que teve aporte do Sienge (marca da Softplan para construção civil) e Grupo Brognoli, é levar tecnologia e processo já validado no mercado para empresas transformarem setor de manutenção em fonte de receita. Na foto, os fundadores Filippe Ferreira e Lucas Madalosso (Crédito: Refera/Divulgação).


[FLORIANÓPOLIS, 18.11.2020]
Por Fabrício U. Rodrigues, editor SC Inova – scinova@scinova.com.br 

O ambiente de startups voltadas ao setor imobiliário (proptechs) em Santa Catarina ganha um novo integrante: a Refera é uma plataforma que organiza a gestão de chamados de manutenção e rescisões de contratos para imobiliárias, e nasceu a partir da experiência do CEO Lucas Madalosso (ex-CEO da Terraz Digital) e do COO Filippe Ferreira (ex-Brognoli Imóveis) neste mercado.

“Vivenciamos na prática uma das principais dores do mercado de aluguel de imóveis e resolvemos trazer uma solução às imobiliárias”, conta o CEO Lucas. Ele atuou por 17 anos na Terraz e liderou o processo de transformação digital e conexão com startups na empresa, que uniu suas operações em março de 2019 com a tradicional Brognoli. A fusão gerou a primeira plataforma totalmente digital do setor imobiliário em Santa Catarina, como o SC Inova noticiou com exclusividade à época.

O foco da Refera é levar automação a um dos pontos mais sensíveis de contato entre inquilinos, imobiliária e proprietários, que é a gestão das solicitações de manutenção dos imóveis. “É um combinado entre tecnologia e uma metodologia comprovada, que pode transformar esse setor numa fonte de receita para as imobiliárias”, explica Lucas.

A startup já conta com quatro imobiliárias em cidades da Grande Florianópolis e nasce com um aporte de R$ 1 milhão, investido pela Softplan por meio do Sienge – plataforma especialista que é líder de mercado na gestão da indústria de construção civil – e o Grupo Brognoli, que conta com um braço de venture capital e já investiu em diversas proptechs (conheça algumas aqui).

A bagagem dos fundadores foi fundamental para o desenvolvimento da plataforma: além de Lucas, que conduziu a digitalização de sua antiga empresa, o diretor de Operações Filippe atuou seis anos na Brognoli, quatro deles como gestor na área de vistoria, manutenção e desocupações. Lucas comenta que o setor em que o sócio trabalhava “era deficitário para a empresa, mas que com o tempo acabou se tornando uma das principais fontes de receita. Esta metodologia é o que estamos trazendo para a Refera”.

Por meio de um aplicativo, é possível fazer a abertura, organização e acompanhamento de chamados de manutenção e reformas na hora da rescisão do contrato. Por esse software, a Refera cobra uma mensalidade de acordo com o tamanho da carteira. “Também oferecemos capacitação às imobiliárias para ajudar o setor de manutenção como uma fonte de receitas. E há uma rede certificada de prestadores de serviço, com uma mensalidade extra”, explica Lucas. 

Na equipe, com sede em Florianópolis, são cinco pessoas, além dos desenvolvedores externos. A expectativa da empresa agora é se consolidar no mercado de Santa Catarina, e ao longo de 2021 começar a expandir para outros estados. 

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