→ Tempo médio de decisão do exame técnico prioritário é de cerca de 13 meses. Solicitações podem ser feitas a partir de 30 de julho.
→ Startup “The Insight”, que desenvolve inteligência artificial para área de petróleo e gás, se destaca no programa Conexão de Impacto;
[FLORIANÓPOLIS, 29.07.2020]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
A partir de 30 de julho, startups poderão solicitar ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) que seus pedidos de patente sejam examinados com prioridade. A nova modalidade de trâmite prioritário foi aprovada pela Portaria INPI PR nº 247, de 22 de junho de 2020, que também implementou outras alterações para esse tipo de serviço.
De acordo com o Ministério da Economia, a iniciativa busca ajudar as empresas de base tecnológica a se consolidarem no mercado, uma vez que a patente atesta a originalidade de suas invenções e facilita sua comercialização. Ao final do primeiro semestre de 2020, o tempo médio de decisão de exame técnico de pedido prioritário de patentes estava em cerca de 13 meses.
Destaque para os processos de patente de instituições de ciência e tecnologia (ICT), passando de projeto-piloto para serviço permanente, com número ilimitado de requerimentos por instituição. Usuários anteriores de tecnologia (titulares ou não) que estão sendo prejudicados por depósito de pedido de patente posterior também poderão solicitar o trâmite prioritário – que pode ser feito neste link.
Ao requerer o serviço no INPI, os depositantes de patentes que se enquadrarem na definição de startup, estabelecida na Lei Complementar nº 167, de 24 de abril de 2019, deverão apresentar a cópia de certidão emitida pelo portal da Redesim, dentro de seu prazo de validade, indicando a denominação da empresa Inova Simples.
Desde abril deste ano, em função do impacto da pandemia nas pesquisas, o exame acelerado já sendo realizado para os pedidos de patentes de produtos e processos farmacêuticos e de equipamentos e/ou materiais de uso em saúde, para o diagnóstico, profilaxia e tratamento da COVID-19.
(com informações do Ministério da Economia)
STARTUP DE FLORIANÓPOLIS NA FINAL DO DESAFIO NACIONAL DA PETROBRAS
A The Insight, startup de Florianópolis que desenvolve soluções em inteligência artificial para o mercado de petróleo & gás, foi uma das finalistas no Desafio Nacional da Petrobras/Sebrae, chamado “Conexões para Inovação”.
Com projeto na área de tecnologias digitais, a empresa venceu mais de 350 concorrentes de todo o Brasil nesta primeira fase. O projeto visa a estimar a oferta e o preço de energia elétrica de forma dinâmica através da análise de várias fontes de dados do setor. A partir de agora, será desenvolvida uma ferramenta para integrar diversas fontes de dados externos que simula oferta e preços futuros de energia elétrica no Brasil.
Integram a equipe a especialista em gestão de negócios de petróleo & gás Alanna Wilcek, com mais de 20 anos de mercado, o cientista de dados Douglas Barbonaglia e a diretora de marketing Danielle Dias. Em setembro, a equipe apresentará a solução em um pitch day na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. O desafio é dos maiores programas tecnológicos de incentivo às startups no Brasil, no qual a Petrobras investirá mais de R$ 10 milhões.
SIGA NOSSAS REDES